Repository logo
 
Publication

O Flipgrid como recurso educacional na oralidade em inglês: estudo com alunos do ensino secundário

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorFonseca, Ana Margarida Presa Teixeira da
dc.date.accessioned2022-10-14T13:39:13Z
dc.date.available2022-10-14T13:39:13Z
dc.date.issued2022-09-12
dc.date.submitted2022-10-14
dc.description.abstractPerante os constrangimentos da coocorrência de cenários de lecionação impostos pela pandemia por COVID-19, propusemo-nos estudar as possibilidades do Flipgrid como recurso educacional na oralidade em Inglês. Teoricamente, articulamos mobile learning e a abordagem bring your own device com áreas de competências digitais específicas do Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, as Aprendizagens Essenciais da disciplina de Inglês (continuação) do 12.º ano, e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Sob a lente do paradigma crítico, e visando uma mudança educacional, concebemos uma investigação de ação participativa específica para o contexto de cenários de lecionação presencial, híbrida e a distância, no sentido de compreender de que forma pode o Flipgrid ser um recurso educacional no desenvolvimento da oralidade em Inglês com alunos do ensino secundário regular. Assim, seguimos uma abordagem mista aplicada à metodologia de projeto, em que a fase de diagnóstico informou a de planeamento, conducente ao desenho e implementação de atividades para o ensino de Inglês Língua Estrangeira com recurso educacional ao Flipgrid para mobilização da oralidade em inglês de forma assíncrona. A observação integrou a avaliação do projeto, realizada em todas asfases do estudo, permitindo monitorizar e garantir a sua qualidade. As conclusões do estudo revelam o potencial do Flipgrid, ou Flip, como se passou a designar desde junho de 2022, enquanto recurso educacional mobilizador da oralidade em Inglês Língua Estrangeira, mas também como potenciador de outras aprendizagens e áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, pelo que somos instigadas a continuar a utilizá-lo.pt_PT
dc.description.abstractIn view of the constraints posed by the co-occurrence learning scenarios in secondary education, we set out to study the possibilities of Flipgrid as an educational resource for English as Second Language by implementing activities in Flipgrid to mobilize orality in any teaching scenario. Our theoretical framework articulates the European Framework for the Digital Competence of Educators (DigCompEdu) with core curricular documents such as the Students' Profile by the End of Compulsory Schooling, the English Language Essential Curriculum for the 12th Grade (continuation) and the Common European Framework of Reference for Languages. Aligned with the critical paradigm and having an educational change in mind, we designed a context-specific participatory research for face-to-face, hybrid, and distance teaching scenarios. The purpose of the study was to perceive how Flipgrid (renamed Flip since June 2022) could be a fit educational resource for secondary school students to develop English speaking skills. The research design derived from a mixed approach methodology; a diagnostic phase informed the planning phase, leading to the design and implementation of asynchronous Flipgrid activities to mobilize English speaking skills. Observation was critical for research monitoring and adjustments. The evaluation of the study was carried out throughout all phases to monitor and ensure research quality. Our findings disclose the potential of Flipgrid as an educational resource for English as a Foreign Language in secondary education, particularly for activating English speaking skills, as well as a valid educational tool for other competence areas of the Students' Profile by the End of Compulsory Schooling. Therefore, we intent to continue to use it.pt_PT
dc.description.sponsorshipA investigação realizada no âmbito deste Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.pt_PT
dc.identifier.citationFonseca, Ana Margarida Presa Teixeira da - O Flipgrid como recurso educacional na oralidade em inglês [Em linha]: estudo com alunos do ensino secundário. [S.l.]: [s.n.], 2022. 160 p.
dc.identifier.tid203085612
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12340
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTecnologias educacionaispt_PT
dc.subjectMlearningpt_PT
dc.subjectFlipgrid/Flippt_PT
dc.subjectCompetências orais em inglês língua estrangeirapt_PT
dc.subjectPerfil do alunopt_PT
dc.subjectEscolaridade obrigatóriapt_PT
dc.subjectEnsino remoto de emergênciapt_PT
dc.subjectRecursos educacionaispt_PT
dc.subjectEducational technologiespt_PT
dc.subjectEnglish as a foreign/second language (EFL/ESL) speaking skillspt_PT
dc.subjectStudents profile by the end of Portuguese compulsory schoolingpt_PT
dc.subjectEmergency Remote Teaching (ERT)pt_PT
dc.titleO Flipgrid como recurso educacional na oralidade em inglês: estudo com alunos do ensino secundáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Pedagogia do Elearning apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMPEL_AnaFonseca.pdf
Size:
8.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: