Repository logo
 
Publication

Formação continuada de professores na graduação em saúde

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorMedeiros, Rodolfo de Oliveira
dc.contributor.authorHiga, Elza de Fátima Ribeiro
dc.contributor.authorMarin, Maria José Sanches
dc.contributor.authorLazarini, Carlos Alberto
dc.contributor.authorLemes, Monike Alves
dc.date.accessioned2021-04-15T09:29:45Z
dc.date.available2021-04-15T09:29:45Z
dc.date.issued2021-03
dc.description.abstractOs avanços da atual sociedade têm influenciado as diferentes áreas do conhecimento, incluindo o âmbito da saúde. Diante disso, torna-se relevante a formação ininterrupta de professores. Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar evidências literárias sobre as formas e requisitos utilizados para capacitação continuada de professores, com possível aplicação na graduação em saúde. Método: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, realizada a partir de seis etapas: Pergunta de pesquisa, critérios de inclusão e exclusão, categorização, avaliação, interpretação e redação final. As bases de dados utilizadas para a realização das buscas foram MEDLINE, LILACS, CUMED, BDENF, SCOPUS, ERIC, SCIELO e Web of Science. Foram incluídos estudos primários, com ano de publicação entre 2014 e 2020, nos idiomas português, inglês e espanhol, relacionados a temática proposta. Resultados: A busca em base de dados resultou na seleção de 32 artigos dos quais foram extraídas dez categorias: Tecnologia da Informação e Comunicação, Reflexão da prática, Workshop, Cursos de formação pedagógica, Problem-Based Learning, Desenvolvimento de competências, Design Thinking, Educação à distância, Taxonomia de Bloom, e Personificação. Conclusões: No âmbito educacional, há uma ampla diversidade de formas e condições necessárias à capacitação docente, considerando as especificidades do contexto, que podem subsidiar a qualificação do ensino ofertado nos espaços educacionais.pt_PT
dc.description.abstractThe advances of the current society influenced different areas of knowledge, including the scope of health.In view of this, the continuous training of teachers becomes relevant. Objective: This research aimed to analyze literary evidence on the forms and requirements used for the continuous training of teachers, with possible application in the undergraduate course in health. Method: This is an Integrative Literature Review, carried out from six stages: Research question, criteria of inclusion and exclusion, categorization, evaluation, interpretation and final writing. The databases used for the searches were MEDLINE, LILACS, CUMED, BDENF, SCOPUS, ERIC, SCIELO and Web of Science. Primary studies were included, with year of publication between 2014 and 2020, in Portuguese, English and Spanish, related to the proposed theme. Results: The search in the database resulted in the selection of 32 articles from which ten categories were extracted: Information and Communication Technology, Reflection of practice, Workshop, Pedagogical training courses, Problem-based learning, Skills development, Design Thinking, Distance education, Bloom's Taxonomy, and Personification. Conclusions:In the educational field, there is a wide diversity of forms and conditions necessary for teacher training, considering the specificities of the context, which can subsidize the qualification of teaching offered in educational spaces.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMedeiros, Rodolfo de Oliveira; et. al. - Formação continuada de professores na graduação em saúde. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 1 (março 2021), p. 65-84pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/vol4iss1pp48-67pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10652
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/24167pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectCapacitação docentept_PT
dc.subjectRevisão integrativa da literaturapt_PT
dc.subjectPesquisa qualitativapt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectIntegrative literature reviewpt_PT
dc.subjectQualitative researchpt_PT
dc.titleFormação continuada de professores na graduação em saúdept_PT
dc.title.alternativeStrategies for continuing education of teachers in undergraduate health coursespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
person.familyNameOliveira Medeiros
person.familyNameRibeiro Higa
person.familyNameMarin
person.familyNameLazarini
person.familyNameAlves Lemes
person.givenNameRodolfo
person.givenNameElza de Fátima
person.givenNameMaria José Sanches
person.givenNameCarlos
person.givenNameMonike
person.identifier.orcid0000-0002-4930-684X
person.identifier.orcid0000-0001-5772-9597
person.identifier.orcid0000-0001-6210-6941
person.identifier.orcid0000-0003-3010-4436
person.identifier.orcid0000-0002-8769-0993
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2d18a2cc-0acf-45e9-a42e-e7004cb8eb68
relation.isAuthorOfPublicationf6cb4099-4bb2-48f2-8fc1-74bc6407db0b
relation.isAuthorOfPublicationd228dc04-82fd-430a-8782-127bde998780
relation.isAuthorOfPublication85bb512d-02f1-4cce-b2cf-d15c743efaf4
relation.isAuthorOfPublication63924442-defc-48d8-9404-b59301708906
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd228dc04-82fd-430a-8782-127bde998780

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
REA_p. 65-84.pdf
Size:
417.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format