Publication
A Wikipédia como recurso educacional aberto: práticas formativas e pedagógicas no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico em Portugal
dc.contributor.author | Pestana, Filomena | |
dc.contributor.author | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | |
dc.date.accessioned | 2021-07-26T15:10:30Z | |
dc.date.available | 2021-07-26T15:10:30Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description | Produção científica Integrada na investigação do Mestrado em Supervisão Pedagógica, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta - Referência: UID4372/FCT-FA-PPhD2019-02. | pt_PT |
dc.description | 3ª Conferência Anual de Informática Educacional, realizada de 12 a 23 de outubro de 2015. | pt_PT |
dc.description.abstract | A Internet veio permitir o acesso aos outros, à informação de forma diversa e rápida. A educação está também inserida neste processo de globalização no qual as TIC assumem um papel de destaque e se apresentam como uma forma mais atrativa para a promoção e o desenvolvimento das aprendizagens. Assim, assume-se que o professor deverá considerar a premência da inserção do aluno na sociedade tecnológica, cada vez mais presente e exigente. Neste âmbito, destaca-se um fenómeno sem precedentes, a Wikipédia, que é um Recurso Educacional Aberto utilizado em grande escala, nomeadamente no campo educativo e académico. Importa, pois, apostar na formação de professores e com eles explorar as potencialidades deste projeto global, o que foi desenvolvido com o projeto local do qual se dá conta neste artigo. Este projeto, que se integra num quadro de Formação de Professores, decorreu numa escola EB 2/3 do Ensino Básico no distrito de Lisboa e envolveu duas professoras e duas turmas, uma do 6.º e outra do 8.º ano. Adotando a metodologia de projeto, o nosso trabalho foi organizado em torno de quatro fases principais, a saber: Diagnóstico; Planificação; Aplicação/execução; Avaliação. Os dados recolhidos, antes, durante e no final do projeto, foram analisados com recurso à estatística descritiva e à análise de conteúdo. Das conclusões obtidas, salienta-se quer o reconhecimento por parte dos professores da pertinência da formação e satisfação final, quer a qualidade do trabalho que desenvolveram nas atividades propostas e consequente trabalho realizado com as respetivas turmas. Constatámos, portanto, que as práticas formativas e pedagógicas tiveram impacte real no trabalho em sala de aula. Assim, desejamos que possam ser mantidas e alargadas a outros professores e alunos, nomeadamente do ensino básico português . | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pestana, F. & Cardoso, T. (2015). A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Práticas Formativas e Pedagógicas no 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico em Portugal. 3ª. Edição da Conferência Online de Informática Educacional (COIED), 12 a 23 de outubro de 2015. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/10931 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | 2.º e 3.º ciclos do ensino básico português | pt_PT |
dc.subject | Wikipédia | pt_PT |
dc.subject | Programa Wikipédia na Educação | pt_PT |
dc.title | A Wikipédia como recurso educacional aberto: práticas formativas e pedagógicas no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico em Portugal | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Online | pt_PT |
oaire.citation.title | Conferência Online de Informática Educacional (COIED) | pt_PT |
person.familyName | Pestana | |
person.familyName | Cardoso | |
person.givenName | Filomena | |
person.givenName | Teresa Margarida Loreiro | |
person.identifier | 893541 | |
person.identifier.ciencia-id | 151A-5B81-C0F4 | |
person.identifier.ciencia-id | AA1A-4DCF-D85E | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3146-8792 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7918-2358 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57086240100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a | |
relation.isAuthorOfPublication | 7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- COIED_2015_Pestana&Cardoso.pdf
- Size:
- 274.91 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format