Repository logo
 
Publication

A Wikipédia como recurso educacional aberto: práticas formativas e pedagógicas no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico em Portugal

dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.date.accessioned2021-07-26T15:10:30Z
dc.date.available2021-07-26T15:10:30Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionProdução científica Integrada na investigação do Mestrado em Supervisão Pedagógica, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta - Referência: UID4372/FCT-FA-PPhD2019-02.pt_PT
dc.description3ª Conferência Anual de Informática Educacional, realizada de 12 a 23 de outubro de 2015.pt_PT
dc.description.abstractA Internet veio permitir o acesso aos outros, à informação de forma diversa e rápida. A educação está também inserida neste processo de globalização no qual as TIC assumem um papel de destaque e se apresentam como uma forma mais atrativa para a promoção e o desenvolvimento das aprendizagens. Assim, assume-se que o professor deverá considerar a premência da inserção do aluno na sociedade tecnológica, cada vez mais presente e exigente. Neste âmbito, destaca-se um fenómeno sem precedentes, a Wikipédia, que é um Recurso Educacional Aberto utilizado em grande escala, nomeadamente no campo educativo e académico. Importa, pois, apostar na formação de professores e com eles explorar as potencialidades deste projeto global, o que foi desenvolvido com o projeto local do qual se dá conta neste artigo. Este projeto, que se integra num quadro de Formação de Professores, decorreu numa escola EB 2/3 do Ensino Básico no distrito de Lisboa e envolveu duas professoras e duas turmas, uma do 6.º e outra do 8.º ano. Adotando a metodologia de projeto, o nosso trabalho foi organizado em torno de quatro fases principais, a saber: Diagnóstico; Planificação; Aplicação/execução; Avaliação. Os dados recolhidos, antes, durante e no final do projeto, foram analisados com recurso à estatística descritiva e à análise de conteúdo. Das conclusões obtidas, salienta-se quer o reconhecimento por parte dos professores da pertinência da formação e satisfação final, quer a qualidade do trabalho que desenvolveram nas atividades propostas e consequente trabalho realizado com as respetivas turmas. Constatámos, portanto, que as práticas formativas e pedagógicas tiveram impacte real no trabalho em sala de aula. Assim, desejamos que possam ser mantidas e alargadas a outros professores e alunos, nomeadamente do ensino básico português .pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.citationPestana, F. & Cardoso, T. (2015). A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Práticas Formativas e Pedagógicas no 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico em Portugal. 3ª. Edição da Conferência Online de Informática Educacional (COIED), 12 a 23 de outubro de 2015.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10931
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subject2.º e 3.º ciclos do ensino básico portuguêspt_PT
dc.subjectWikipédiapt_PT
dc.subjectPrograma Wikipédia na Educaçãopt_PT
dc.titleA Wikipédia como recurso educacional aberto: práticas formativas e pedagógicas no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico em Portugalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceOnlinept_PT
oaire.citation.titleConferência Online de Informática Educacional (COIED)pt_PT
person.familyNamePestana
person.familyNameCardoso
person.givenNameFilomena
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
COIED_2015_Pestana&Cardoso.pdf
Size:
274.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format