Repository logo
 
Publication

Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em supervisão pedagógica em duas escolas de ensino regular

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorHenriques, Susana
dc.contributor.authorBonaccorso, Clara Gonçalves Resende
dc.date.accessioned2022-07-26T08:50:10Z
dc.date.embargo2025-07-14
dc.date.issued2022-06-14
dc.date.submitted2022-07-26
dc.description.abstractNa presente investigação analisa-se, em regime de follow-up, o impacto do projeto de formação em Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas, desenvolvido pelo Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica em cooperação com duas escolas públicas, situadas em Portugal. Especificamente, estudam-se as repercussões desta formação na promoção de conceções positivas sobre supervisão pedagógica e analisa-se em que moldes é que a formação foi motor de transformação das práticas pedagógicas, nomeadamente de práticas colaborativas, supervisivas e inovadoras. O enquadramento teórico foca-se no tema da supervisão pedagógica, almejandose alcançar uma maior compreensão sobre esta prática, assim como sobre a sua relação com a colaboração docente, com o desenvolvimento da profissionalidade docente e sobre o seu impacto na inovação das práticas educativas. A parte empírica deste trabalho foi de caracter qualitativo e teve como alvo preferencial professores identificados como lideranças intermédias. Os resultados foram recolhidos através de entrevistas por e-mail e de inquéritos por questionários e foram sujeitos à análise de conteúdo e estatística, respetivamente. Os resultados revelam que a formação em estudo foi importante para a mudança de conceções e convicções sobre o conceito de supervisão junto dos professores que fizeram a formação, mas não teve um grande impacto na transformação das práticas pedagógicas. Verifica-se, ainda, que as mudanças nas práticas dos professores, que ocorreram por influência da formação, ao nível de um aumento da interdisciplinaridade e das práticas colaborativas, não se generalizaram aos restantes professores das escolas.pt_PT
dc.description.abstractIn the present investigation is analyzed, in a follow-up regime, the impact of the training project in Pedagogical Supervision and Self-Assessment of Schools, developed by the Virtual Observatory for Pedagogical Supervision in cooperation with two public schools located in Portugal. Specifically, are studied its repercussions in promoting positive conceptions about pedagogical supervision and analyzed how the training was the engine for the pedagogical practice's transformation, namely collaborative, supervisory and innovative practices. The theoretical framework focuses on the pedagogical supervision's topic, aiming to achieve a greater understanding of this practice as its relationship with teaching collaboration, teaching professionalism development, and its impact on the educational practices' innovation. The empirical part of this work was qualitative, aiming to understand the phenomenon in its natural context. Its preferential target was teachers identified as intermediate leaders. Results were collected through e-mail interviews and questionnaire surveys and were subjected to content and statistical analysis, respectively. The results revealed that the understudy training has been significant for changing the conceptions and convictions about supervision concept among the teachers who did the training. Nonetheless, it had a minor impact on the transformation of the pedagogical practices. Also, have been verified that the introduced changes in teacher’s practice, in terms of the increase of interdisciplinary work and collaborative practices, were not used by the remaining teachers in the schools.pt_PT
dc.description.sponsorshipA investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.pt_PT
dc.identifier.citationBonaccorso, Clara Gonçalves Resende - Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em supervisão pedagógica em duas escolas de ensino regular [Em linha]. [S.l.: [s.n.], 2022. 244 p.
dc.identifier.tid203054199
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12082
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectFollow-uppt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectPedagogical supervisionpt_PT
dc.subjectTransformation of the pedagogical practicespt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectProfessional development of teacherspt_PT
dc.titleFollow-up sobre o impacto de um projeto de formação em supervisão pedagógica em duas escolas de ensino regularpt_PT
dc.title.alternativeFollow-up on the impact of a training project in pedagogical supervision in two schoolspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMSP_ClaraBonaccorso.pdf
Size:
1.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: