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- Using virtual choreographies to identify office users' behaviors to target behavior change based on their potential to impact energy consumptionPublication . Cassola, Fernando; Morgado, Leonel; Coelho, António; Paredes, Hugo; Barbosa, Antonio; Tavares, Helga; Soares, F. J.Reducing office buildings’ energy consumption can contribute significantly towards carbon reduction commitments since it represents ∼40% of total energy consumption. Major components of this are lighting, electrical equipment, heating, and central cooling systems. Solid evidence demonstrates that individual occupants’ behaviors impact these energy consumption components. In this work, we propose the methodology of using virtual choreographies to identify and prioritize behavior-change interventions for office users based on the potential impact of specific behaviors on energy consumption. We studied the energy-related office behaviors of individuals by combining three sources of data: direct observations, electricity meters, and computer logs. Data show that there are behaviors with significant consumption impact but with little potential for behavioral change, while other behaviors have substantial potential for lowering energy consumption via behavioral change.
- Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em supervisão pedagógica em duas escolas de ensino regularPublication . Bonaccorso, Clara Gonçalves Resende; Henriques, SusanaNa presente investigação analisa-se, em regime de follow-up, o impacto do projeto de formação em Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas, desenvolvido pelo Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica em cooperação com duas escolas públicas, situadas em Portugal. Especificamente, estudam-se as repercussões desta formação na promoção de conceções positivas sobre supervisão pedagógica e analisa-se em que moldes é que a formação foi motor de transformação das práticas pedagógicas, nomeadamente de práticas colaborativas, supervisivas e inovadoras. O enquadramento teórico foca-se no tema da supervisão pedagógica, almejandose alcançar uma maior compreensão sobre esta prática, assim como sobre a sua relação com a colaboração docente, com o desenvolvimento da profissionalidade docente e sobre o seu impacto na inovação das práticas educativas. A parte empírica deste trabalho foi de caracter qualitativo e teve como alvo preferencial professores identificados como lideranças intermédias. Os resultados foram recolhidos através de entrevistas por e-mail e de inquéritos por questionários e foram sujeitos à análise de conteúdo e estatística, respetivamente. Os resultados revelam que a formação em estudo foi importante para a mudança de conceções e convicções sobre o conceito de supervisão junto dos professores que fizeram a formação, mas não teve um grande impacto na transformação das práticas pedagógicas. Verifica-se, ainda, que as mudanças nas práticas dos professores, que ocorreram por influência da formação, ao nível de um aumento da interdisciplinaridade e das práticas colaborativas, não se generalizaram aos restantes professores das escolas.