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Estudos de aula como estratégia de supervisão pedagógica colaborativa: perspetivas de professores de matemática

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorAbelha, Marta
dc.contributor.authorLopes, Maria Antonieta Rombão
dc.date.accessioned2025-11-06T12:45:48Z
dc.date.available2025-11-06T12:45:48Z
dc.date.issued2025-10-17
dc.date.submitted2025-11-06
dc.descriptionTese de Mestrado em Supervisão Pedagógica, apresentada à Universidade Aberta
dc.description.abstractEsta dissertação reporta um estudo centrado nas dinâmicas de trabalho colaborativo entre professores de Matemática no contexto dos Estudos de Aula, desenvolvido num agrupamento de escolas do Litoral Alentejano. A investigação tem como foco a seguinte problemática: Como é que os Estudos de Aula enquanto estratégia de supervisão colaborativa contribuem para mudanças nas práticas dos professores de Matemática? A investigação visa aprofundar o conhecimento sobre as dinâmicas realizadas nesse contexto, identificando estratégias que possibilitam responder aos desafios emergentes da prática pedagógica na Matemática. Simultaneamente, pretende, compreender as perceções de um grupo de docentes sobre os efeitos da supervisão colaborativa operacionalizada através do trabalho interpares, reconhecendo o seu potencial como catalisador de mudança nas práticas pedagógicas e como elemento estruturante na consolidação de uma cultura de supervisão colaborativa no agrupamento de escolas. Para tal, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: (i) Analisar perceções dos professores sobre os conceitos de Supervisão Pedagógica, Trabalho Colaborativo Docente e Estudos de Aula; (ii) Caracterizar dinâmicas de trabalho colaborativo interpares relatadas por professores de Matemática, no âmbito dos Estudos de Aula; (iii) Caracterizar perceções dos professores participantes acerca do papel do supervisor pedagógico no âmbito dos Estudos de Aula e (iv) Identificar mudanças nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática atribuídas à participação em Estudos de Aula sustentados numa supervisão colaborativa. O estudo de abordagem qualitativa, assentará num paradigma interpretativo, assume o design de um estudo de caso que pretende aprofundar o conhecimento no âmbito do tema de investigação orientador no qual se insere - Supervisão e Desenvolvimento Profissional do Docente. Desenvolveremos uma revisão de literatura erguida em três pilares basilares: trabalho colaborativo interpares, supervisão colaborativa e estudos de aula. Participaram no estudo professoras do 2° ciclo do ensino básico, na qualidade de professoras colaborantes e envolvidas diretamente na implementação dos Estudos de Aula, bem como duas professoras em representação das lideranças do agrupamento. A recolha dos dados incluiu diferentes fontes qualitativas: da observação direta e participante de dois ciclos de estudo de aula e a realização de entrevistas semiestruturadas, seguindo-se depois a análise documental. Os resultados do estudo empírico evidenciam o reconhecimento, por parte dos docentes, do potencial do trabalho interpares e da supervisão colaborativa na transformação das práticas pedagógicas em aulas de Matemática. As participantes destacaram o enriquecimento do conhecimento profissional mútuo, o carácter formativo das interações e a contribuição para o desenvolvimento de uma cultura de escola mais reflexiva, colaborativa e orientada para a aprendizagem. Conclui-se que os Estudos de Aula, quando integrados num modelo de supervisão colaborativa, constituem uma prática formativa coerente, contextualizada e com impacto concreto na melhoria das práticas de ensino. Para além do efeito individual nas trajetórias profissionais das docentes, contribuem também para o fortalecimento de uma cultura escolar mais crítica, cooperativa sustentada na partilha e orientada para o compromisso com a qualidade das aprendizagens.por
dc.description.abstractThis dissertation reports on a study centred on the dynamics of collaborative work between maths teachers in the context of Lesson Studies, carried out in a school grouping on the Alentejo coast. The research focuses on the following problem: How do Lesson Studies as a collaborative supervision strategy contribute to changes in maths teachers' practices? The research aims to deepen knowledge about the dynamics carried out in this context, identifying the strategies that make it possible to respond to the emerging challenges of pedagogical practice in Maths. At the sarne time, it aims to understand the perceptions of a group of teachers about the effects of collaborative supervision operationalised through peer work, recognising its potential as a catalyst for change in teaching practices and as a structuring element in consolidating a culture of collaborative supervision in the school group. To this end, the following research objectives were defined: (i) To analyse teachers' perceptions of the concepts of Pedagogical Supervision, Collaborative Teacher Work and Lesson Studies; (ii) To characterise the dynamics of collaborative peer work reported by mathematics teachers in the context of Lesson Studies; (iii) To characterise the perceptions of participating teachers about the role ofthe pedagogical supervisor in the context of Lesson Studies and (iv) To identify changes in the pedagogical practices of mathematics teachers attributed to participation in Lesson Studies based on collaborative supervision. This qualitative study will be based on an interpretive paradigm and will be a case study designed to deepen knowledge within the scope ofthe guiding research theme - Supervision and Professional Development of Teachers. We will carry out a literature review based on three basic pillars: collaborative peer work, collaborative supervision and lesson studies. Participating in the study were 2nd cycle primary school teachers, as collaborating teachers directly involved in the implementation of Lesson Studies, as well as two teachers representing the leadership of the school. Data collection included different qualitative sources: direct and participant observation of two lesson study cycles and semi-structured interviews, followed by document analysis. The results ofthe empirical study show that the teachers recognise the potential of peer work and collaborative supervision in transforming teaching practices in maths classes. The participants highlighted the enrichment of mutual professional knowledge, the formative nature of the interactions and the contribution to the development of a more reflective, collaborative and learning-orientated school culture. It can be concluded that Classroom Studies, when integrated into a collaborative supervision model, constitute a coherent, contextualised training practice with a concrete impact on improving teaching practices. ln addition to the individual effect on teachers' professional careers, they also contribute to strengthening a more criticai, co-operative school culture based on sharing and geared towards a commitment to quality learning.eng
dc.description.sponsorshipA investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20410
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectTrabalho colaborativo
dc.subjectInterpares
dc.subjectSupervisão colaborativa
dc.subjectEstudos de aula
dc.subjectDesenvolvimento profissional
dc.subjectCollaborative work
dc.subjectPeer collaboration
dc.subjectCollaborative supervision
dc.subjectLesson studies
dc.subjectProfessional development
dc.titleEstudos de aula como estratégia de supervisão pedagógica colaborativa: perspetivas de professores de matemáticapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Supervisão Pedagógica

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