Repository logo
 
Publication

O questionário online na investigação em educação: reflexões epistemológicas, metodológicas e éticas

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorOliveira, Albertina Lima de
dc.contributor.authorVieira, Cristina C.
dc.contributor.authorAmaral, Marco Antônio
dc.date.accessioned2021-11-25T11:56:12Z
dc.date.available2021-11-25T11:56:12Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractAs ferramentas da Web 4.0 abriram novos caminhos para a investigação científica. A explosão da quantidade e diversidade de dados, o acesso às pessoas via e-mail ou redes sociais, a possibilidade de incorporar informação escrita, visual e auditiva apresentam evidências claras de que as inovações nos métodos de pesquisa digital têm o potencial de transformar radicalmente as técnicas tradicionais, de “papel e lápis”, usadas na investigação em educação. Com recurso ao mundo digital, assiste-se a maior rapidez e flexibilidade na organização de um questionário, tirando partido de modelos e funcionalidades já incorporadas, incluindo mecanismos automáticos de validação das respostas. É possível assegurar o anonimato de quem responde, com as vantagens de a pessoa poder responder a qualquer hora e em qualquer lugar. Verifica-se uma acentuada redução de custos para alcançar amostras alargadas, podendo haver simultaneidade temporal na recolha de dados em diferentes segmentos da população, mesmo que geograficamente dispersos. Há a possibilidade de descarregar grandes conjuntos de dados para folhas de cálculo compatíveis com programas de análise estatística, num formato amigável. Tudo isto parecem ser vantagens incontestáveis do uso de meios virtuais, como os questionários online, para a recolha de dados científicos. Mas, outras questões inerentes ao trabalho científico inevitavelmente se levantam, que entrecruzam a validade da informação com requisitos do foro ético. Neste capítulo discutem-se algumas destas inquietações, com o intuito de fomentar a necessidade de um olhar atento e crítico ao uso dos questionários online na investigação em educação.pt_PT
dc.description.abstractWeb 4.0 tools have opened new avenues for scientific inquiry. The explosion in the amount and diversity of data, access to people via email or social networks, the possibility of incorporating written, visual, and auditory information, provide clear evidence that innovations in digital research methods have the potential to radically transform traditional “paper and pencil” techniques used in educational research. Using the digital, it increases speed and flexibility in questionnaire production, taking advantage of models and features already available, including automatic mechanisms for validating responses. It is possible to ensure the anonymity of the respondent, with the advantage that the person can respond anytime and anywhere. There is a reduction in costs to reach large samples, even in different segments of the population, geographically dispersed. There is the possibility to download large data sets into spreadsheets, compatible with statistical analysis programs, in a user-friendly format. All these seem to be undeniable advantages of using virtual means, such as online questionnaires, to collect scientific data. However, other issues inherent to scientific work inevitably arise, which intertwine the validity of information with ethical requirements. This chapter discusses some of these concerns. It aims to argue the need for an attentive and critical look at the use of online questionnaires in educational research.pt_PT
dc.description.sponsorshipNo caso da primeira autora, a realização deste trabalho foi apoiada pela Universidade de Coimbra, através da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, sob o projeto UID/HIS/00460/2020”. No caso da segunda autora, a realização deste trabalho foi apoiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do Projeto UIDB/05739/2020.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/uab.edel.15.3
dc.identifier.isbn978-972-674-904-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11418
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectInvestigação quantitativapt_PT
dc.subjectInquérito por questionáriopt_PT
dc.subjectQuestionário onlinept_PT
dc.subjectQuantitative researchpt_PT
dc.subjectSurvey by questionnairept_PT
dc.subjectOnline quizpt_PT
dc.titleO questionário online na investigação em educação: reflexões epistemológicas, metodológicas e éticaspt_PT
dc.title.alternativeThe online questionnaire in education research: epistemological, methodological, and ethical reflectionspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage50
oaire.citation.startPage30
oaire.citation.titlePortas que o digital abriu na investigação em educação
person.familyNameLima de Oliveira
person.familyNameCoimbra Vieira
person.familyNameAmaral
person.givenNameAlbertina
person.givenNameCristina Maria
person.givenNameMarco Antônio
person.identifier581268
person.identifier.ciencia-idF41C-1124-4A19
person.identifier.ciencia-idC415-B0B9-5315
person.identifier.ciencia-id3A1C-E4DD-5271
person.identifier.orcid0000-0001-9521-528X
person.identifier.orcid0000-0002-9814-1076
person.identifier.orcid0000-0002-3573-3795
person.identifier.scopus-author-id55748719000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6a7b65fa-77f0-4aab-82d4-47c4fa75788d
relation.isAuthorOfPublicationb2987212-db24-4b3e-aa5d-8e5f1e92a460
relation.isAuthorOfPublication20f11cca-a231-46cd-9bcd-18ee40f75c4e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb2987212-db24-4b3e-aa5d-8e5f1e92a460

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
3_O questionário online na investigação em educação_Albertina L.OliveiraCristina CVieiraMarcoAFAmaral.pdf
Size:
899.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format