Repository logo
 
Publication

Recursos Educacionais Abertos: práticas de utilização e produção pelos docentes da Universidade Aberta

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorBastos, Glória
dc.contributor.authorCarvalho, Madalena
dc.contributor.authorRamos, Maria do Rosário
dc.date.accessioned2023-09-25T15:58:04Z
dc.date.available2023-09-25T15:58:04Z
dc.date.issued2023-09
dc.descriptionPoster científico apresentado à 14ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta, realizada em Natal, de 18-21 de setembro de 2023pt_PT
dc.description.abstractA Universidade Aberta de Portugal (UAb), enquanto instituição pública de educação a distância online, marcada pela flexibilidade e pela abertura aos novos ecossistemas de aprendizagem que se vêm desenvolvendo no século XXI, tem procurado situar-se de forma clara e inovadora no campo da Educação Aberta, nomeadamente através da disponibilização de Recursos Educacionais Abertos (REA) no seu Repositório Institucional (RI). Os REA criados na instituição estão acessíveis através de uma comunidade autónoma no RI, permitindo dessa forma a pesquisa, localização e acesso facilitado aos conteúdos e ainda a reutilização dos mesmos. Para além do seu ADN natural relacionado com a desmaterialização e a ampliação do acesso ao conhecimento, a UAb tem procurado, ainda, corresponder aos desafios e orientações colocados por diversos organismos a nível europeu (cf., por exemplo, Santos, Punie, Castaño-Muñoz, 2016) e dar cumprimento às diretrizes internacionais relacionadas com os REA, quer na motivação e capacitação para o uso e produção de REA (UNESCO, 2017, 2019) pela corpo docente da UAb, quer em termos de curadoria da informação e disponibilização do acesso aos conteúdos (UNESCO, 2015) através do seu Repositório Institucional. Problema Partindo deste contexto institucional inovador, que valoriza o Acesso Aberto ao conhecimento e se afirma na área da Educação Aberta, pretende-se analisar as práticas dos docentes da UAb em particular em relação ao uso e produção de REA. Os objetivos centrais são: (1) obter um retrato da situação atual na Instituição; (2) obter indicadores que sustentem a formulação de propostas junto da gestão de topo; (3) definir estratégias institucionais de ação, nomeadamente a definição de uma Política Institucional na área dos Recursos Educacionais Abertos. O estudo realizado tem uma natureza quantitativa. Foi elaborado e aplicado um questionário com 22 questões que incidem sobre três áreas-chave: (1) importância atribuída pelos docentes aos REA e uso efetivo em contextos de ensino e de aprendizagem, em cursos formais e não formais; (2) práticas de produção e de disponibilização de REA; (3) análise de fatores de constrangimento e de motivação face aos REA e experiência relativa ao workflow de depósito de REA no RI. A análise estatística dos dados tem em consideração diversas variáveis, como área científica dos docentes, idade e experiência em educação a distância e e-learning. O estudo encontra-se numa fase de análise de dados. Os resultados mais relevantes são apresentados no póster.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBastos, G., Carvalho, M. & Ramos, M. R. (2023). Recursos Educacionais Abertos: práticas de utilização e produção pelos docentes da Universidade Aberta. 14ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta
dc.identifier.doi10.5281/zenodo.8399818
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14992
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_PT
dc.subjectUniversidade Abertapt_PT
dc.subjectInquéritospt_PT
dc.titleRecursos Educacionais Abertos: práticas de utilização e produção pelos docentes da Universidade Abertapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceNatalpt_PT
oaire.citation.title14ª Conferência Lusófona de Ciência Abertapt_PT
person.familyNameBastos
person.familyNameCarvalho
person.familyNameRamos
person.givenNameGlória
person.givenNameMadalena
person.givenNameMaria do Rosário
person.identifier206757
person.identifier.ciencia-id7A18-34B1-BF8D
person.identifier.ciencia-idE619-5B22-D6AC
person.identifier.ciencia-id3A1F-E648-078D
person.identifier.orcid0000-0002-1432-225X
person.identifier.orcid0000-0003-4288-6025
person.identifier.orcid0000-0001-9114-0807
person.identifier.ridP-4530-2015
person.identifier.scopus-author-id57073135900
person.identifier.scopus-author-id54403639500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b
relation.isAuthorOfPublicatione57a2b37-c5f5-4b24-9df3-d839e481e878
relation.isAuthorOfPublicationc6cdb7b7-607d-4775-947f-d153ff6dded2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye57a2b37-c5f5-4b24-9df3-d839e481e878

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CONFOA23_POSTER_REA_UAb.jpg
Size:
552.36 KB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: