Repository logo
 
Publication

O papel da educação online na formação de adultos: o caso da Universidade Aberta

dc.contributor.authorBastos, Glória
dc.contributor.authorSequeira, Rosa Maria
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.date.accessioned2020-02-13T14:56:06Z
dc.date.available2021-01-01T01:30:21Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractSegundo documentos de organizações internacionais (UNESCO, OCDE, EU), a educação a distância e a aprendizagem online são modalidades que podem responder de forma mais cabal aos desafios que colocam as estratégias de cooperação europeia no âmbito da formação e aos objetivos estabelecidos para os estados-membros nesse contexto. No presente artigo analisam-se alguns desses documentos mais recentes e explana-se o papel da aprendizagem a distância (sobretudo ao nível do ensino superior) no quadro da educação de adultos e ao longo da vida, como um contributo central, em termos de inclusão social e de valorização pessoal e profissional dos cidadãos. Em face de quadros de referência europeus como o das competências em empreendedorismo e o das competências digitais, consideramos que o ensino online será mesmo a resposta mais adequada. Referimos ainda o papel singular que a Universidade Aberta de Portugal (UAb) tem no panorama do ensino superior português, enquanto instituição pública criada especificamente para atuar no contexto de educação a distância e analisamos algumas das formas pelas quais a UAb tem respondido aos desafios que lhe têm sido colocados, considerando a especificidade do seu perfil de estudante e a necessidade de criação de estratégias que conduzam ao cumprimento da sua importante função social.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: According to documents from international organizations (UNESCO, OECD, EU), distance education and online learning can best respond to the challenges of European cooperation strategies for training and the objectives set for Member States in this area. This article examines some of these more recent documents and explores the role of distance learning (especially at tertiary level) in adult and lifelong learning as a central contribution in terms of inclusion and personal and professional enhancement of citizens. In the face of European reference frameworks such as entrepreneurship and digital skills, we believe that online learning is indeed the most appropriate answer. We also refer to the unique role that Universidade Aberta (UAb, Portuguese Open University) plays in the Portuguese higher education landscape, as a public institution created specifically to act in the context of distance education, and we analyze some of the ways in which UAb has responded to the challenges it has been facing, considering the specificity of the student profile and the need to create strategies properly to its important social function.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.24140pt_PT
dc.identifier.issn1645-7250.rle45.06
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9276
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6993pt_PT
dc.subjectEducação a distância onlinept_PT
dc.subjectEducação de adultospt_PT
dc.subjectInclusão social e digitalpt_PT
dc.subjectOnline distance educationpt_PT
dc.subjectAdult educationpt_PT
dc.subjectSocial and digital inclusionpt_PT
dc.titleO papel da educação online na formação de adultos: o caso da Universidade Abertapt_PT
dc.title.alternativeThe role of online education in adult education: the case of Universidade Abertapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage102pt_PT
oaire.citation.issue45pt_PT
oaire.citation.startPage89pt_PT
oaire.citation.titleRevista Lusófona de Educaçãopt_PT
person.familyNameBastos
person.familyNameSequeira
person.familyNameBarros
person.givenNameGlória
person.givenNameRosa Maria
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.identifier.ciencia-id7A18-34B1-BF8D
person.identifier.ciencia-id3512-0E40-D6CB
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.orcid0000-0002-1432-225X
person.identifier.orcid0000-0001-7501-8780
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
person.identifier.scopus-author-id57073135900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b
relation.isAuthorOfPublication3bca75e6-53b7-473f-a65f-38ba7f4bbbab
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
6993-Texto do artigo.pdf
Size:
312.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: