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Aspetos da realidade do português como língua oficial em Timor-Leste: uma reflexão dez anos depois da independência
dc.contributor.author | Batoréo, Hanna | |
dc.contributor.author | Almeida, Nuno | |
dc.contributor.author | Lourenço, Soraia | |
dc.date.accessioned | 2020-02-20T11:15:43Z | |
dc.date.available | 2020-02-20T11:15:43Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description | Edição actualizada do livro publicado em 2015. | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo refletir sobre alguns aspetos da situação do Português como Língua Oficial (LO) em Timor-Leste (TL) e sobre a forma como a língua portuguesa (LP) é estudada, perspetivada e avaliada, assim como ensinada dez anos depois da independência do país (2002 – 2012), numa sociedade multilingue como a timorense (cf. Bibliografia). Num primeiro momento, propomo-nos refletir acerca da competência comunicativa de aprendentes/falantes de português língua não materna (PLNM) em que esta assume características de L2 (Lourenço 2011). Pretende-se, ainda, apresentar propostas para uma clarificação da análise da componente escrita, de modo a consciencializar os utilizadores da língua para o seu nível de proficiência em língua portuguesa num determinado momento de aprendizagem. Num segundo momento, na sequência de Almeida (2011 e 2012), reflete-se sobre o PLNM na administração pública em TL, relatando dois exemplos de experiência profissionais específicos: o dos cursos de PLNM para a administração pública e o do funcionamento do projeto da consultoria linguística. Por fim, num terceiro momento, foca-se o interesse sobre os prós e os contras da introdução do recém-apresentado projeto Política da Educação Multilingue Baseada na Língua Materna (cf. Batoréo 2012). | pt_PT |
dc.description.sponsorship | FCT, no âmbito da investigação desenvolvida no CLUNL - Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-752-258-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9349 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Lidel | pt_PT |
dc.subject | Plurilinguismo em Timor-Leste | pt_PT |
dc.subject | Português como Língua Oficial (LO) em Timor-Leste | pt_PT |
dc.subject | Situação linguística em Timor-Leste | pt_PT |
dc.subject | Português Língua Não-Materna (PLNM) | pt_PT |
dc.subject | Proficiência linguística | pt_PT |
dc.subject | Consultoria linguística | pt_PT |
dc.subject | Política da educação multilingue | pt_PT |
dc.subject | Aquisição e Aprendizagem do PLNM em Timor-Leste | pt_PT |
dc.title | Aspetos da realidade do português como língua oficial em Timor-Leste: uma reflexão dez anos depois da independência | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 358 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 335 | pt_PT |
oaire.citation.title | Teorias e Usos Linguísticos. Aplicações ao Português Língua Não Materna | pt_PT |
person.familyName | Batoréo | |
person.givenName | Hanna | |
person.identifier.ciencia-id | 2814-3DE3-B150 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9302-1609 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57191271541 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ef63eabb-dcf2-45dd-a708-e39a0e39e140 | |
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