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Aspetos da realidade do português como língua oficial em Timor-Leste: uma reflexão dez anos depois da independência

dc.contributor.authorBatoréo, Hanna
dc.contributor.authorAlmeida, Nuno
dc.contributor.authorLourenço, Soraia
dc.date.accessioned2020-02-20T11:15:43Z
dc.date.available2020-02-20T11:15:43Z
dc.date.issued2017
dc.descriptionEdição actualizada do livro publicado em 2015.pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo refletir sobre alguns aspetos da situação do Português como Língua Oficial (LO) em Timor-Leste (TL) e sobre a forma como a língua portuguesa (LP) é estudada, perspetivada e avaliada, assim como ensinada dez anos depois da independência do país (2002 – 2012), numa sociedade multilingue como a timorense (cf. Bibliografia). Num primeiro momento, propomo-nos refletir acerca da competência comunicativa de aprendentes/falantes de português língua não materna (PLNM) em que esta assume características de L2 (Lourenço 2011). Pretende-se, ainda, apresentar propostas para uma clarificação da análise da componente escrita, de modo a consciencializar os utilizadores da língua para o seu nível de proficiência em língua portuguesa num determinado momento de aprendizagem. Num segundo momento, na sequência de Almeida (2011 e 2012), reflete-se sobre o PLNM na administração pública em TL, relatando dois exemplos de experiência profissionais específicos: o dos cursos de PLNM para a administração pública e o do funcionamento do projeto da consultoria linguística. Por fim, num terceiro momento, foca-se o interesse sobre os prós e os contras da introdução do recém-apresentado projeto Política da Educação Multilingue Baseada na Língua Materna (cf. Batoréo 2012).pt_PT
dc.description.sponsorshipFCT, no âmbito da investigação desenvolvida no CLUNL - Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-752-258-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9349
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherLidelpt_PT
dc.subjectPlurilinguismo em Timor-Lestept_PT
dc.subjectPortuguês como Língua Oficial (LO) em Timor-Lestept_PT
dc.subjectSituação linguística em Timor-Lestept_PT
dc.subjectPortuguês Língua Não-Materna (PLNM)pt_PT
dc.subjectProficiência linguísticapt_PT
dc.subjectConsultoria linguísticapt_PT
dc.subjectPolítica da educação multilinguept_PT
dc.subjectAquisição e Aprendizagem do PLNM em Timor-Lestept_PT
dc.titleAspetos da realidade do português como língua oficial em Timor-Leste: uma reflexão dez anos depois da independênciapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage358pt_PT
oaire.citation.startPage335pt_PT
oaire.citation.titleTeorias e Usos Linguísticos. Aplicações ao Português Língua Não Maternapt_PT
person.familyNameBatoréo
person.givenNameHanna
person.identifier.ciencia-id2814-3DE3-B150
person.identifier.orcid0000-0001-9302-1609
person.identifier.scopus-author-id57191271541
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationef63eabb-dcf2-45dd-a708-e39a0e39e140
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