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Liderar um projeto pedagógico, em contexto de mudança : um estudo de caso no CED Nossa Senhora da Conceição da Casa Pia de Lisboa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorNeves, Cláudia
dc.contributor.authorRamos, Carla de Mendonça e Silva
dc.date.accessioned2018-11-07T12:08:49Z
dc.date.available2018-11-07T12:08:49Z
dc.date.issued2018-10-10
dc.date.submitted2018-11-07
dc.description.abstractMuito se fala da necessidade de construção de percursos educativos inclusivos, transformando a escola numa escola para todos e tornando a igualdade de oportunidades uma realidade. A diversidade de alunos existente nas nossas escolas contribui para a emergência de se criarem modelos educativos inclusivos, valorizando a individualidade. A Casa Pia de Lisboa propôs-se criar e implementar um novo modelo pedagógico, promotor de percursos inclusivos diferenciados, aplicando metodologias ativas de aprendizagem, em que os alunos aprendem de forma autónoma e solidária, através da construção de projetos e outras ações que, face aos contextos, proporcionam atitudes reflexivas. Neste trabalho pretende-se realizar um estudo de caso, analisando todo o processo organizacional e pedagógico que envolveu a implementação deste modelo, nomeadamente no Centro de Educação e Desenvolvimento Nossa Senhora da Conceição.pt_PT
dc.description.abstractMuch is said about the need of building inclusive educational pathways, transforming school in a school for everyone and turning equal opportunities into reality. The diversity of students in our schools requires the emergence of inclusive educational models, valuing individual differences. Casa Pia de Lisboa has proposed to create and apply a new pedagogical approach, promoting inclusive and differentiated pathways, by applying active learning methods. Using those strategies, students learn autonomously and cooperate with each other, through the construction of projects and other actions which provide reflective attitudes, within different contexts. In this paper we intend to perform a study case, analyzing all the organizational and pedagogical process which involved the implementation of this model, particularly in the Education and Development Centre Nossa Senhora da Conceição.pt_PT
dc.identifier.citationRamos, Carla de Mendonça e Silva - Liderar um projeto pedagógico, em contexto de mudança[Em linha] : um estudo de caso no CED Nossa Senhora da Conceição da Casa Pia de Lisboa. [S.l.]: [s.n.], 2018. 119 p.
dc.identifier.tid202024172
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7657
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCasa Pia de Lisboapt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectProjetos de educaçãopt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectAcessibilidadespt_PT
dc.subjectEstudo de casospt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectEducational projectpt_PT
dc.subjectInnovationpt_PT
dc.subjectInclusive pathwayspt_PT
dc.titleLiderar um projeto pedagógico, em contexto de mudança : um estudo de caso no CED Nossa Senhora da Conceição da Casa Pia de Lisboapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Abertapt_PT

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