Repository logo
 
Publication

A participação da família no processo de escolha do percurso formativo no secundário: um estudo sobre o perfil e a participação das famílias numa escola secundária na zona do Oeste

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorNeves, Cláudia
dc.contributor.authorGuedes, Nuno Miguel Pinto
dc.date.accessioned2024-07-16T10:38:09Z
dc.date.available2024-07-16T10:38:09Z
dc.date.issued2024-07-10
dc.date.submitted2024-07-16
dc.description.abstractNeste estudo procura-se responder e compreender em que medida a participação e perfil da família surge associada à escolha do percurso escolar e ao acompanhamento e apoio no processo de ensino/aprendizagem dos seus educandos. Introduz-se o estado da arte da educação em Portugal, com a evolução das políticas educativas e da respetiva regulação. É realizado a evolução do sistema educativo focado nos resultados escolares conforme as assimetrias e perfil socioeconómico das famílias, revistando estudos e autores nacionais e internacionais. Fundamenta-se todo o estudo tendo presente a questão orientadora e os objetivos da investigação, no enquadramento teórico, dividido em diferentes domínios de investigação e reflexão: percurso formativo no ensino secundário; participação das famílias; comunicação escola e família. É apresentada a contextualização e pertinência do estudo, com a revisão literária com as várias visões da reprodução social e da segregação social existente no contexto da comunidade local da escola objeto de estudo e apresentados dados estatísticos relevantes dos percursos formativos no ensino secundário. Utilizou-se uma metodologia mista, tendo sido utilizados os métodos qualitativos e quantitativos. Foram aplicados questionários no formato digital e à distância aos alunos e família da escola objeto de estudo e feito o tratamento estatístico avançado. Analisou-se e discutiu-se o cruzamento e correlação dos resultados do estudo, tendo sido validado uma reprodução social na escolha do percurso formativo, e refutado o acompanhamento e apoio no processo educativo segundo o perfil socioeconómico da família. Finaliza-se com os aspetos inovadores decorrentes da investigação e indicam-se estudos futuros.pt_PT
dc.description.abstractThis study seeks to answer and understand the extent to which participation and family profile are associated with the choice of school path and monitoring and support in the learning process of students. The state of the art of education in Portugal is introduced, with the evolution of educational policies and regulation. The evolution of the educational system is exposed, focusing on school results according to asymmetries and the socioeconomic profile of families, reviewing national and international studies and authors. The entire study is based on the guiding question and research objectives, within the theoretical framework, divided into different areas of investigation and reflection: training path in secondary education; family participation; school and family communication. The contextualization and relevance of the study is presented, with a literary review with the various views of social reproduction and segregation existing in the context of the local community of the school under study and relevant statistical data on training paths in secondary education is presented. A mixed methodology was used, with qualitative and quantitative methods being used. Questionnaires were administered in digital format, remotely to students and families at the school under study and advanced statistical processing was carried out. The cross-referencing and correlation of study results was analyzed and discussed, having validated a social reproduction in the choice of learning process, and refuted the monitoring and support in the educational process according to the family's socioeconomic profile. It ends with the innovative aspects resulting from the research and future studies are indicated.pt_PT
dc.identifier.citationGuedes, Nuno Miguel Pinto - A participação da família no processo de escolha do percurso formativo no secundário [Em linha]: um estudo sobre o perfil e a participação das famílias numa escola secundária na zona do Oeste. [S.l.]: [s.n.], 2024. 109 p.
dc.identifier.tid203665104
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16247
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectReprodução socialpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectSocial reproductionpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.titleA participação da família no processo de escolha do percurso formativo no secundário: um estudo sobre o perfil e a participação das famílias numa escola secundária na zona do Oestept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TMAGE_NunoGuedes.pdf
Size:
4.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: