Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-10"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Contributo da biblioteca escolar para a promoção da literacia da informação em escolas do Concelho de Vila RealPublication . Grangeia, Andreia Susana Soares Ferreira Silva; Novo, AnaNuma sociedade em que somos confrontados com diversa informação, que poderá ter origem dúbia ou ser de fontes pouco credíveis, torna-se pertinente a existência de uma instituição que ajude a dar resposta a este desafio. Neste panorama, a biblioteca escolar pode desempenhar esse papel ao desenvolver competências de Literacia da Informação, nos vários elementos da comunidade escolar, por forma a dar respostas a esta sociedade de informação, no âmbito de uma aprendizagem ao longo da vida. O papel (in)formativo da biblioteca escolar é a razão da sua própria presença, o elemento aglutinador de práticas e projetos, num meio em que o aluno se confronta com uma grande diversidade de suportes e formatos da informação. Com o acelerado crescimento dos estímulos informativos, a biblioteca escolar representa o recurso mediador por excelência, a ferramenta indispensável para a ampla literacia e para a cidadania. A biblioteca escolar oferece as mesmas possibilidades a todos os alunos, independentemente do seu estrato social. A promoção da Literacia da Informação na biblioteca escolar pode contribuir para modificar as relações que os alunos estabelecem com a informação, tornando-os cidadãos autónomos e críticos. Neste trabalho dá-se a conhecer a realidade nas bibliotecas escolares, no concelho de Vila Real, no que se refere à Literacia da Informação. Para tal, foram analisados questionários (Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar - MABE) já aplicados a alunos e professores, em 2015 e 2017, assim como foram analisados os respetivos planos de melhorias, de 2014, 2016 e 2018, no sentido de identificar os pontos fracos e propor soluções de melhoria. Os dados observados nos inquéritos aos alunos revelam que a biblioteca escolar é entendida como o espaço distinto para estudar ou fazer trabalhos, sendo os recursos físicos, nomeadamente livros, os que mais se destacam, em detrimento dos recursos digitais. No entanto, houve melhorias na exploração de tecnologias e ferramentas em ambientes digitais entre os anos de 2015 e 2017.
- Contributo da libertação animal na ética ambientalPublication . Fernandes, Joana André Correia; Martinho, Ana PaulaA divisão entre a ética ambiental e a libertação animal além de histórica, é uma questão tanto cultural, como sociológica e filosófica. O Homem deixou de cuidar dos animais não humanos, tendo mesmo adulterado os seus habitats, colocando os mesmos vulneráveis e em risco. Quando se pensa no futuro é preciso considerar-se no âmbito do desenvolvimento de uma ética ambiental que enquadre verdadeiramente os animais. O presente estudo teve como objetivo principal discutir o papel dos animais sencientes numa perspetiva política, ética e ambiental de modo a aferir-se o contributo da libertação animal na ética ambiental, abordando-se o movimento da libertação animal, o especismo e a ética vegan, no contexto atual de emergência climática. Pretende-se ainda: Identificar a problemática da libertação animal no contexto da ética ambiental; Analisar o contexto da ética vegan como resposta aos direitos dos animais e à emergência climática; Demonstrar a necessidade de se incluir verdadeiramente a libertação animal como parte integrante na ética ambiental, numa perspetiva de mitigação das alterações climáticas. O presente estudo através das três componentes – pesquisa bibliográfica, entrevistas, análise de conteúdo confere uma perspetiva de que os problemas tanto ambientais como animais estão bem identificados, sobretudo nas sociedades ocidentais onde as agendas políticas lhes dedicam alguma retórica mais eloquente. A metodologia qualitativa pareceu a mais adequada para responder aos objetivos do estudo. Realizaram-se cinco entrevistas, onde os entrevistados escolhidos são personalidades da sociedade com impacto na ética ou na causa animal. A partir da análise dos resultados é possível concluir que os problemas ambientais, dos animais e das alterações climáticas estão bem identificados, sendo necessário mais ação para resolver esses problemas. A libertação animal e o movimento vegan não sendo a solução para os problemas que a humanidade tem atualmente, são indubitavelmente parte da solução. O maior contributo que a libertação animal pode efetivamente proporcionar à ética ambiental é o de destacar novas áreas importantes que não são acauteladas aquando da intervenção na natureza. A ciência para as alterações climáticas pode ter na libertação animal uma aliada no processo de mitigação.
- A participação da família no processo de escolha do percurso formativo no secundário: um estudo sobre o perfil e a participação das famílias numa escola secundária na zona do OestePublication . Guedes, Nuno Miguel Pinto; Neves, CláudiaNeste estudo procura-se responder e compreender em que medida a participação e perfil da família surge associada à escolha do percurso escolar e ao acompanhamento e apoio no processo de ensino/aprendizagem dos seus educandos. Introduz-se o estado da arte da educação em Portugal, com a evolução das políticas educativas e da respetiva regulação. É realizado a evolução do sistema educativo focado nos resultados escolares conforme as assimetrias e perfil socioeconómico das famílias, revistando estudos e autores nacionais e internacionais. Fundamenta-se todo o estudo tendo presente a questão orientadora e os objetivos da investigação, no enquadramento teórico, dividido em diferentes domínios de investigação e reflexão: percurso formativo no ensino secundário; participação das famílias; comunicação escola e família. É apresentada a contextualização e pertinência do estudo, com a revisão literária com as várias visões da reprodução social e da segregação social existente no contexto da comunidade local da escola objeto de estudo e apresentados dados estatísticos relevantes dos percursos formativos no ensino secundário. Utilizou-se uma metodologia mista, tendo sido utilizados os métodos qualitativos e quantitativos. Foram aplicados questionários no formato digital e à distância aos alunos e família da escola objeto de estudo e feito o tratamento estatístico avançado. Analisou-se e discutiu-se o cruzamento e correlação dos resultados do estudo, tendo sido validado uma reprodução social na escolha do percurso formativo, e refutado o acompanhamento e apoio no processo educativo segundo o perfil socioeconómico da família. Finaliza-se com os aspetos inovadores decorrentes da investigação e indicam-se estudos futuros.