Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A participação da família no processo de escolha do percurso formativo no secundário: um estudo sobre o perfil e a participação das famílias numa escola secundária na zona do Oeste

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TMAGE_NunoGuedes.pdf4.41 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Neste estudo procura-se responder e compreender em que medida a participação e perfil da família surge associada à escolha do percurso escolar e ao acompanhamento e apoio no processo de ensino/aprendizagem dos seus educandos. Introduz-se o estado da arte da educação em Portugal, com a evolução das políticas educativas e da respetiva regulação. É realizado a evolução do sistema educativo focado nos resultados escolares conforme as assimetrias e perfil socioeconómico das famílias, revistando estudos e autores nacionais e internacionais. Fundamenta-se todo o estudo tendo presente a questão orientadora e os objetivos da investigação, no enquadramento teórico, dividido em diferentes domínios de investigação e reflexão: percurso formativo no ensino secundário; participação das famílias; comunicação escola e família. É apresentada a contextualização e pertinência do estudo, com a revisão literária com as várias visões da reprodução social e da segregação social existente no contexto da comunidade local da escola objeto de estudo e apresentados dados estatísticos relevantes dos percursos formativos no ensino secundário. Utilizou-se uma metodologia mista, tendo sido utilizados os métodos qualitativos e quantitativos. Foram aplicados questionários no formato digital e à distância aos alunos e família da escola objeto de estudo e feito o tratamento estatístico avançado. Analisou-se e discutiu-se o cruzamento e correlação dos resultados do estudo, tendo sido validado uma reprodução social na escolha do percurso formativo, e refutado o acompanhamento e apoio no processo educativo segundo o perfil socioeconómico da família. Finaliza-se com os aspetos inovadores decorrentes da investigação e indicam-se estudos futuros.
This study seeks to answer and understand the extent to which participation and family profile are associated with the choice of school path and monitoring and support in the learning process of students. The state of the art of education in Portugal is introduced, with the evolution of educational policies and regulation. The evolution of the educational system is exposed, focusing on school results according to asymmetries and the socioeconomic profile of families, reviewing national and international studies and authors. The entire study is based on the guiding question and research objectives, within the theoretical framework, divided into different areas of investigation and reflection: training path in secondary education; family participation; school and family communication. The contextualization and relevance of the study is presented, with a literary review with the various views of social reproduction and segregation existing in the context of the local community of the school under study and relevant statistical data on training paths in secondary education is presented. A mixed methodology was used, with qualitative and quantitative methods being used. Questionnaires were administered in digital format, remotely to students and families at the school under study and advanced statistical processing was carried out. The cross-referencing and correlation of study results was analyzed and discussed, having validated a social reproduction in the choice of learning process, and refuted the monitoring and support in the educational process according to the family's socioeconomic profile. It ends with the innovative aspects resulting from the research and future studies are indicated.

Description

Keywords

Família Educação Reprodução social Comunicação Escola Family Education Social reproduction Communication School

Citation

Guedes, Nuno Miguel Pinto - A participação da família no processo de escolha do percurso formativo no secundário [Em linha]: um estudo sobre o perfil e a participação das famílias numa escola secundária na zona do Oeste. [S.l.]: [s.n.], 2024. 109 p.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue