Repository logo
 
Publication

Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior

dc.contributor.authorMonteiro, Angélica
dc.contributor.authorRodrigues, Paula
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.date.accessioned2023-02-07T15:04:06Z
dc.date.available2023-02-07T15:04:06Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractNeste estudo, com o intuito de compreender a gestão pedagógica de ambientes de aprendizagem online, definimos um quadro metodológico de orientação qualitativa, orientado pela análise das práticas de docentes do Ensino Superior em Portugal, no que diz respeito às atividades educacionais desenvolvidas, aos recursos didáticos produzidos e às ferramentas de comunicação utilizadas. Para a recolha dos dados procedemos à observação direta de quatro ambientes de aprendizagem online, complementados por alguns dados provenientes de um inquérito por entrevista semiestruturada aos três docentes responsáveis pela sua gestão pedagógica. Os resultados revelaram que existem professores no Ensino Superior em Portugal que estão a mudar as suas práticas, respondendo assim ao desafio colocado pelo Processo de Bolonha. No entanto, estes resultados também evidenciam a existência de muitas dificuldades de usabilidade de ferramentas digitais interativas, sendo, pois, necessário apostar mais não só na formação pedagógica, mas também na formação docente na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.pt_PT
dc.description.abstractIn this study, in order to understand the pedagogical management of online learning environments, we defined a qualitative methodological framework, oriented by the analysis of the practices of teachers of Higher Education in Portugal, with regard to strategies, resources and the communication tools used. For data collection, we proceeded to direct observation of four online learning environments, complemented by data from a survey by structured interview to the three teachers responsible for the educational management of the environments. These environments revealed that there are teachers in Higher Education in Portugal who are seeking to respond to the challenge posed by the Bologna Process. However, these results also show that there are many difficulties in the use of digital interactive tools. It is therefore necessary to invest more not only on pedagogical training, but also in teacher training in ICT.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMONTEIRO, Angélica, RODRIGUES, Paula, MOREIRA, J. António & BARROS, Daniela (2015). Gestão Pedagógica de Ambientes Online no Ensino Superior. Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, 15 (1), jan/abr.2015, 148-161.pt_PT
dc.identifier.issn2176-171X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13323
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/1612pt_PT
dc.subjectEducação onlinept_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectOnline educationpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectPedagogypt_PT
dc.titleGestão pedagógica de ambientes online no ensino superiorpt_PT
dc.title.alternativeEnvironments in higher educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage161pt_PT
oaire.citation.startPage148pt_PT
oaire.citation.titleRevista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturaispt_PT
person.familyNameReis Monteiro
person.familyNameMoreira
person.familyNameBarros
person.givenNameAngélica Maria
person.givenNameJ. António
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.identifier.ciencia-id161E-E43A-6E36
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.orcid0000-0002-1369-3462
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication793b9b66-6009-469c-83dd-d4ad35dd8647
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
10.EDAPECI.pdf
Size:
857.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: