Repository logo
 
Publication

A observação enquanto procedimento metodológico na investigação em educação

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg17:Parcerias para a Implementação dos Objetivospt_PT
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.date.accessioned2024-08-01T13:03:32Z
dc.date.available2024-08-01T13:03:32Z
dc.date.issued2024-07-31
dc.descriptionIntegrado em investigação no âmbito da Rede Académica Internacional WEIWER®, sediada da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta (Open University Portugal).pt_PT
dc.description.abstractA integração curricular da Wikipédia, entendida como Tecnologia Educacional em Rede e Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem, tem gerado um conjunto de investigações em educação, fundamentadas em diversas metodologias, entre as quais a metodologia de projeto, a meta-análise multimodal, inspirada no sistema metodológico de análise MAECC®, e o estudo de caso, sendo este o suporte do exemplo de que nos ocupamos neste texto, em que defendemos a observação enquanto uma das técnicas de recolha de dados. Nesta perspetiva, num primeiro momento, enquadramos as questões associadas ao papel que assumem os instrumentos de recolha de dados numa investigação para, num segundo momento, avançarmos quer para o exemplo prático, quer para os instrumentos específicos, a saber a grelha de observação focada, à luz dos conceitos enquadradores, sintetizando-se, especificamente, os aspetos inerentes à estrutura, forma, número de observadores e local de observação. Portanto, este capítulo de livro assume-se como um recorte de um estudo mais amplo e tem como principal finalidade identificar, descrever e sistematizar as grelhas de observação focada, ou seja, sistematizar as aceções consideradas na técnica de observação, a partir de um exemplo concreto. Neste exemplo, identificamos as questões e objetivos específicos norteadores do referido estudo, e damos conta do conjunto de ferramentas de recolha de dados utilizadas e a forma como se articulam entre si, designadamente como se estabelece a triangulação dos dados. Paralelamente, identificamos as respetivas abordagens consideradas relativamente ao tratamento dos dados, focalizando na observação enquanto procedimento metodológico, que poderá apoiar mais e futuras investigações em educação.pt_PT
dc.description.abstractThe integration of Wikipedia, understood as a Networked Educational Technology and an Open Virtual Learning Environment, in the curriculum has generated many educational research studies based on different methodologies, including project methodology, multimodal meta-analysis inspired by the MAECC® methodological analysis system, and case studies. The latter is the basis for the example discussed in this text, where we advocate for observation as one of the data collection techniques. From this perspective, we first address issues related to the role of data collection instruments in research, and then move on to a practical exemple, including the specific instruments, namely the focused observation grid. This is examined in light of framing concepts, specifically synthesizing features related to structure, form, number of observers, and observation location. Therefore, this book chapter is a segment of a broader study, and its main purpose is to identify, describe, and systematize the focused observation grids, i.e., to systematize the aspects pondered in the observation technique. In this example, we identify the specific guiding questions and objectives of our study, and we describe the set of data collection tools used and how they interconnect, particularly how data triangulation is established. Additionally, we identify the approaches considered in data processing, focusing on observation as a methodological procedure, which may support more and future research in education.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.37572/EdArt_3107241856pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-81701-18-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16349
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditora Artemispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://editoraartemis.com.br/catalogo/post/a-observacao-enquanto-procedimento-metodologico-na-investigacao-em-educacaopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectInvestigação em educaçãopt_PT
dc.subjectParadigma pragmáticopt_PT
dc.subjectObservaçãopt_PT
dc.subjectInstrumentos de recolha de dadospt_PT
dc.subjectTratamento de dadospt_PT
dc.titleA observação enquanto procedimento metodológico na investigação em educaçãopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritiba, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage116pt_PT
oaire.citation.startPage104pt_PT
oaire.citation.titleHumanidades e Ciências Sociais: Perspectivas Teóricas, Metodológicas e de Investigação. Vol. VIpt_PT
oaire.citation.volumeVIpt_PT
person.familyNameCardoso
person.familyNamePestana
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.givenNameFilomena
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
a-observacao-enquanto-procedimento-metodologico-na-investigacao-em-educacao.pdf
Size:
2.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: