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Os efeitos da agregação dos agrupamentos de escolas nas relações profissionais dos diretores e professores

dc.contributor.authorMesquita, Magda Pinto Elyseu
dc.date.accessioned2021-02-08T14:43:52Z
dc.date.available2021-02-08T14:43:52Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste artigo apoia-se nos resultados de uma investigação que pretendeu conhecer os efeitos daquele processo na qualidade das relações humanas e profissionais em agrupamentos agregados e no grau de participação dos professores na vida da escola. O estudo foi enquadrado teoricamente pela noção de capital social, no sentido que lhe é atribuído por Putnam (1993, 2000), que define “capital social” como as ligações entre os indivíduos – redes de relações sociais, normas de reciprocidade e de confiança mútua – e por Coleman (1988, 1990), para quem o capital social facilita determinadas ações entre os membros de uma rede social dentro de uma estrutura social. Tratou-se de um estudo de caso múltiplo que incidiu sobre três agrupamentos de escolas da zona centro do país que foram agregados durante a primeira fase em 2010. Os dados apresentados reportam-se às entrevistas aos Diretores dos três agrupamentos de escolas envolvidos no estudo. Os resultados sustentam que houve prejuízos ao nível da qualidade das relações profissionais entre docentes e Diretores por causa da agregação: o aumento da dimensão das estruturas educativas e a dispersão das escolas que integram o mesmo agrupamento dificultam o desenvolvimento de um trabalho colaborativo. O acréscimo de responsabilidades no exercício do cargo de Diretor é um óbice à manutenção de relações de proximidade com a respetiva comunidade escolar. Observa-se ainda, sob o ponto de vista dos Diretores, que as mudanças efetuadas estão a descaracterizar a profissão docente, transformando os professores em “meros funcionários públicos”.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMesquita, M. E. (2018). Os efeitos da agregação dos agrupamentos de escolas nas relações profissionais dos diretores e professores, In Grave, L. et al (Coord). Lideranças e Inovação em Contextos Educativos, p.140-159, Lisboa: Universidade Abertapt_PT
dc.identifier.isbn978-972-674-819-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10461
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAgregação de agrupamentos de escolaspt_PT
dc.subjectCapital socialpt_PT
dc.subjectRelações profissionaispt_PT
dc.titleOs efeitos da agregação dos agrupamentos de escolas nas relações profissionais dos diretores e professorespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage159pt_PT
oaire.citation.startPage140pt_PT
oaire.citation.titleLideranças e Inovação em Contextos Educativospt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

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