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Os efeitos da agregação dos agrupamentos de escolas nas relações profissionais dos diretores e professores
dc.contributor.author | Mesquita, Magda Pinto Elyseu | |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T14:43:52Z | |
dc.date.available | 2021-02-08T14:43:52Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Este artigo apoia-se nos resultados de uma investigação que pretendeu conhecer os efeitos daquele processo na qualidade das relações humanas e profissionais em agrupamentos agregados e no grau de participação dos professores na vida da escola. O estudo foi enquadrado teoricamente pela noção de capital social, no sentido que lhe é atribuído por Putnam (1993, 2000), que define “capital social” como as ligações entre os indivíduos – redes de relações sociais, normas de reciprocidade e de confiança mútua – e por Coleman (1988, 1990), para quem o capital social facilita determinadas ações entre os membros de uma rede social dentro de uma estrutura social. Tratou-se de um estudo de caso múltiplo que incidiu sobre três agrupamentos de escolas da zona centro do país que foram agregados durante a primeira fase em 2010. Os dados apresentados reportam-se às entrevistas aos Diretores dos três agrupamentos de escolas envolvidos no estudo. Os resultados sustentam que houve prejuízos ao nível da qualidade das relações profissionais entre docentes e Diretores por causa da agregação: o aumento da dimensão das estruturas educativas e a dispersão das escolas que integram o mesmo agrupamento dificultam o desenvolvimento de um trabalho colaborativo. O acréscimo de responsabilidades no exercício do cargo de Diretor é um óbice à manutenção de relações de proximidade com a respetiva comunidade escolar. Observa-se ainda, sob o ponto de vista dos Diretores, que as mudanças efetuadas estão a descaracterizar a profissão docente, transformando os professores em “meros funcionários públicos”. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Mesquita, M. E. (2018). Os efeitos da agregação dos agrupamentos de escolas nas relações profissionais dos diretores e professores, In Grave, L. et al (Coord). Lideranças e Inovação em Contextos Educativos, p.140-159, Lisboa: Universidade Aberta | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-819-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/10461 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Aberta | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Agregação de agrupamentos de escolas | pt_PT |
dc.subject | Capital social | pt_PT |
dc.subject | Relações profissionais | pt_PT |
dc.title | Os efeitos da agregação dos agrupamentos de escolas nas relações profissionais dos diretores e professores | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 159 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 140 | pt_PT |
oaire.citation.title | Lideranças e Inovação em Contextos Educativos | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
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