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Abstract(s)
Este artigo apoia-se nos resultados de uma investigação que pretendeu conhecer os efeitos daquele processo na qualidade das relações humanas e profissionais em agrupamentos agregados e no grau de participação dos professores na vida da escola. O estudo foi enquadrado teoricamente pela noção de capital social, no sentido que lhe é atribuído por Putnam (1993, 2000), que define “capital social” como as ligações entre os indivíduos – redes de relações sociais, normas de reciprocidade e de confiança mútua – e por Coleman (1988, 1990), para quem o capital social facilita determinadas ações entre os membros de uma rede social dentro de uma estrutura social. Tratou-se de um estudo de caso múltiplo que incidiu sobre três agrupamentos de escolas da zona centro do país que foram agregados durante a primeira fase em 2010. Os dados
apresentados reportam-se às entrevistas aos Diretores dos três agrupamentos de escolas envolvidos no estudo. Os resultados sustentam que houve prejuízos ao nível da qualidade das relações profissionais entre docentes e Diretores por causa da agregação: o aumento da dimensão das estruturas educativas e a dispersão das escolas que integram o mesmo agrupamento dificultam o desenvolvimento de um trabalho colaborativo. O acréscimo de responsabilidades no exercício do cargo de Diretor é um óbice à manutenção de relações de proximidade com a respetiva comunidade escolar. Observa-se ainda, sob o ponto de vista dos Diretores, que as mudanças efetuadas estão a descaracterizar a profissão docente, transformando os professores em “meros funcionários públicos”.
Description
Keywords
Agregação de agrupamentos de escolas Capital social Relações profissionais
Pedagogical Context
Citation
Mesquita, M. E. (2018). Os efeitos da agregação dos agrupamentos de escolas nas relações profissionais dos diretores e professores, In Grave, L. et al (Coord). Lideranças e Inovação em Contextos Educativos, p.140-159, Lisboa: Universidade Aberta
Publisher
Universidade Aberta