Repository logo
 
Publication

Estratégias para a transição ensino médio-superior em um curso de licenciatura em matemática a distância

dc.contributor.authorCorrêa, Marcelo da Silva
dc.contributor.authorRezende, Wanderley Moura
dc.contributor.authorCamargo, Eliane Amiune
dc.date.accessioned2014-05-12T10:56:51Z
dc.date.available2014-05-12T10:56:51Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractNeste trabalho, discutem-se os desafios para a realização da transição para o ensino superior em um curso de formação inicial de professores de matemática a distância, na modalidade semipresencial. O foco da pesquisa está na análise das estratégias de acolhimento e adaptação dos alunos aos processos de ensino-aprendizagem adotados no curso, especialmente as que preveem o uso de tecnologias de informação e comunicação para auxiliá-los a superar as suas deficiências na formação elementar e as dificuldades encontradas nas primeiras disciplinas de matemática de nível superior. Para avaliar os resultados das medidas adotadas, foram coletados e analisados dados relativos ao desempenho dos alunos nas disciplinas iniciais do curso, os níveis de aprovação, reprovação e abandono. Esses dados foram extraídos do sistema acadêmico e do ambiente virtual de aprendizagem. Foram também avaliados dados subjetivos, como as opiniões dos estudantes, postadas nos fóruns de discussões das disciplinas, e dos professores e tutores, sobre as ações de tutoria, processos de acompanhamento e os instrumentos de avaliação.por
dc.description.abstractIn this paper, we discuss the challenges of making the transition to higher education in an undergraduate course in mathematics offered in blended modality. The research is focused on the analysis of host strategies for supporting students to solve their deficiencies in elementary training and to overcome difficulties they face in initial mathematical disciplines of higher education, mainly those using interaction and communication technologies. To evaluate the effects of such actions, data about students' performance in initial disciplines are analyzed, considering levels of approval, failure and abandonment. Those data were extracted from the academic system and from the virtual learning environment. Some subjective data were also evaluated, as student´s posts in forums and teaching team assertions on tutoring actions, monitoring processes and assessment tools.por
dc.description.sponsorshipUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEADpor
dc.identifier.citationCorrêa, Marcelo da Silva; Rezende, Wanderley Moura; Camargo, Eliane Amiune - Estratégias para a transição ensino médio-superior em um curso de licenciatura em matemática a distância [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-15
dc.identifier.issn978-972-674-738-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3203
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Abertapor
dc.publisherLE@D
dc.subjectTransição ensino médio-superiorpor
dc.subjectDificuldades de aprendizagem em matemáticapor
dc.subjectMeios e processos em EaDpor
dc.subjectTransition from high school to higher educationpor
dc.subjectLearning difficulties in mathematicspor
dc.subjectResources and processes in distance educationpor
dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
dc.titleEstratégias para a transição ensino médio-superior em um curso de licenciatura em matemática a distânciapor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage15por
oaire.citation.startPage1por
oaire.citation.titleIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearningpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
estrategias para.pdf
Size:
810.27 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: