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Para delinear o perfil fonético-fonológico dos aprendentes chineses de português como língua estrangeira (PLE), é importante avaliar o domínio dos segmentos vocálicos e dos processos fonológicos a eles associados. No entanto, ainda existem poucas informações sobre este aspecto da interfonologia dos aprendentes chineses. Sabe-se, com base na experiência lectiva de professores com muitos anos de ensino, que estes alunos revelam frequentemente dificuldades nas distinções entre vogais baixas e médias, coronais e
labiais, e no uso dos ditongos nasais (cf. Wang 1991). Alguns dados empíricos mostram também problemas no domínio do nó Altura de Vogal e sugerem que o processo de elevação e centralização das vogais átonas (redução vocálica) pode constituir uma área crítica (cf. Castelo e Santos 2016). Finalmente, dados de Oliveira (2006), relativos a aprendentes de Português Europeu (PE) com diferentes línguas maternas e em contexto de imersão linguística, indicam claramente dificuldades especiais na activação da redução vocálica.
Tendo em conta esta situação, a presente comunicação tem o objectivo de contribuir para o conhecimento do domínio do processo fonológico de elevação e centralização das vogais átonas no PE por parte de aprendentes chineses em contexto de não imersão linguística. Para isso, recorre-se a dados de produção, já que estes constituem um bom meio de análise do conhecimento linguístico, das representações mentais que fazem parte da interfonologia dos aprendentes (e.g. Zimmer e Alves 2012).
Assim, são analisadas produções linguísticas de oito informantes chineses, com o mandarim como língua materna, idades compreendidas entre os 17 e os 44 anos e um ano de aprendizagem da língua portuguesa em Macau.
Para observar a activação (ou não) do processo de redução vocálica, foi constituído um corpus com pares de palavras morfologicamente relacionadas. Concretamente, foram escolhidos quatro pares de palavras para cada uma das vogais orais do PE, garantindo-se que estes estímulos (i) tinham preferencialmente uma estrutura silábica CV, (ii) apresentavam o padrão acentual paroxítono, (iii) constituíam vocabulário acessível após um ano de aprendizagem da língua estrangeira e (iv) eram imagéticos, facilmente representáveis através de ilustrações.
Antes da recolha de dados, foram escolhidas e testadas, com falantes chineses, as imagens que deveriam representar os pares de palavras. Posteriormente, essas ilustrações foram apresentadas aos informantes, através de PowerPoint, tendo estes de as nomear. As produções orais gravadas foram depois transcritas foneticamente por investigadores com experiência na tarefa.
Os resultados são apresentados quanto à taxa de sucesso na activação do processo e em função dos traços segmentais envolvidos, para serem discutidos no quadro da Geometria de Traços proposta por Clements & Hume (1995) e adaptada ao PE por Mateus & Andrade (2000).
Finalmente, identificam-se os contributos do trabalho para delinear o perfil fonético-fonológico dos aprendentes chineses de PE e as respectivas implicações didácticas.
Description
Keywords
Português europeu Sistema vocálico Redução vocálica Português língua estrangeira Aprendentes chineses
Citation
Castelo, Adelina (2019). A produção de vogais em contexto de processo de redução vocálica em aprendentes chineses. In Cláudia Pazos Alonso, Vincenzo Russo, Roberto Vecchi & Carlos Ascenso André (Eds.), De Oriente a Ocidente: estudos da Associação Internacional de Lusitanistas. Volume V, Estudos da AIL sobre Ciências da Linguagem (Língua, Linguística, Didática). Coimbra: Angelus Novus / AIL, pp.7-34. (ISBN 9789728827960)
Publisher
Angelus Novus / AIL