Repository logo
 
Publication

The design and implementation of a pilot chatbot in distance education

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorHuet, Isabel
dc.contributor.authorCasanova, Diogo
dc.contributor.authorFigueiredo, Daniela
dc.contributor.authorRocio, Vitor
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.contributor.authorIsaias, Pedro
dc.contributor.authorHoque, Tania Tanzin
dc.date.accessioned2024-08-08T13:59:06Z
dc.date.available2024-08-08T13:59:06Z
dc.date.issued2024-05
dc.description.abstractEste artigo apresenta o design e a implementação de um chatbot em dois cursos de licenciatura numa Universidade de Ensino a Distância (EaD) em Portugal, utilizando um software de desenvolvimento de chatbots. O objetivo é abordar a seguinte questão de investigação: como pode um chatbot ajudar as equipas de coordenação de curso a gerir o crescente volume de pedidos de informação nos seus cursos de EaD? O artigo está dividido em duas partes. Na primeira parte, detalha-se o desenvolvimento de um chatbot utilizando o Melibo e descrevem-se os métodos empregues para criar a ferramenta. Na segunda parte, apresentam-se os resultados preliminares de um questionário administrado aos estudantes nesses dois programas, com o objetivo de recolher as suas perceções sobre o uso de chatbots como assistentes virtuais. Os resultados preliminares do questionário (n=119) indicam que, enquanto metade dos participantes está ciente do potencial dos chatbots, apenas um pequeno grupo os utilizou de facto. A maioria dos inquiridos manifesta concordância relativamente à capacidade dos chatbots em contribuir para o esclarecimento de dúvidas no âmbito das coordenações de cursos. Interrogados sobre a possibilidade de os estudantes recorrerem a assistentes virtuais como suporte às suas atividades académicas, 62% dos participantes revelaram-se favoráveis à ideia. Em contraste, 15% posicionaram-se contra a adoção desta ferramenta nos seus processos de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents the design and implementation of a chatbot in two undergraduate programmes at a Distance Learning University in Portugal, using a chatbot development software. The study aims to address the question: how can a chatbot help course teams to manage the growing volume of information requests in distance education courses? The article is divided into two parts. In the first part, the development of a chatbot using Melibo is detailed, describing the methods employed to create such a tool. In the second part, preliminary results of a questionnaire delivered to students in these two programmes are presented, aiming to gather their perceptions on the use of chatbots as virtual assistants. The preliminary results of the questionnaire (n=119) indicate that while half of the participants are aware of the potential of chatbots, a smaller portion have actually used them. Most respondents agree that chatbots can help clarify academic or administrative questions related to the course. When asked if students would consider using virtual assistants to support their academic activities, 62% of respondents expressed agreement with this idea, while 15% are against integrating this tool into their learning routine.pt_PT
dc.description.sponsorshipHybot project partially funded by ERASMUS+ grant programme of the European Union under grant no. 2021-1-DE01-KA220-HED-000023203pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.citationHuet, I., Casanova, D., Figueiredo, D., Hoque, T., Rocio, V., Barros, D & Isaias, P. (2024). The design and implementation of a pilot chatbot in distance education. In A. J. Osório, M. J. Gomes, A. Ramos, & A. L. Valente (Eds.), Challenges 2024: Espaços e Caminhos OnLife (1.ª ed., pp. 112-125). Portugal: Universidade do Minho. Centro de Competência.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53959-1-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16431
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competênciapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectChatbotspt_PT
dc.subjectInteligência artificialpt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectArtificial intelligencept_PT
dc.subjectDistance learningpt_PT
dc.titleThe design and implementation of a pilot chatbot in distance educationpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage125pt_PT
oaire.citation.startPage112pt_PT
oaire.citation.titleChallenges 2024. XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educaçãopt_PT
person.familyNameHuet
person.familyNameCasanova
person.familyNameRocio
person.familyNameBarros
person.familyNameIsaias
person.familyNameHoque
person.givenNameIsabel
person.givenNameDiogo
person.givenNameVitor
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.givenNamePedro
person.givenNameTania Tanzin
person.identifierR-000-HKF
person.identifier.ciencia-idD317-563E-5A57
person.identifier.ciencia-idE11C-54F0-4049
person.identifier.ciencia-id0418-C5A8-59E2
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.ciencia-id731A-2E36-6847
person.identifier.orcid0000-0002-6215-0448
person.identifier.orcid0000-0002-8586-0370
person.identifier.orcid0000-0002-3314-898X
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
person.identifier.orcid0000-0003-1194-2127
person.identifier.orcid0000-0002-2004-5199
person.identifier.ridD-3854-2012
person.identifier.scopus-author-id8637974300
person.identifier.scopus-author-id25654637500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationebcc8579-d6bb-4c34-bb59-72efac3e6d2e
relation.isAuthorOfPublication928baf82-d57e-4e67-9952-2ac6f0e9252e
relation.isAuthorOfPublication7cab4248-456c-46bf-a1cf-bbd212928171
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublicationbf41e004-f721-4349-a34c-95968cb9ea99
relation.isAuthorOfPublication9111b9f2-dd23-4f2d-bd35-6f05c24c1c00
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryebcc8579-d6bb-4c34-bb59-72efac3e6d2e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
The design and implementation of a pilot chatbot in distance education.pdf
Size:
427.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: