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Proposta de uma "Designed-Based Research Framework" para o estudo de redes online de aprendizagem

dc.contributor.authorFidalgo, Patrícia Seferlis
dc.date.accessioned2014-02-27T16:13:56Z
dc.date.available2014-02-27T16:13:56Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractO desenvolvimento tecnológico forneceu-nos ferramentas capazes de aceder, armazenar e analisar grandes quantidades de dados dos sistemas online de gestão de ensino e aprendizagem. No entanto, muitos desses dados são desconhecidos e/ou não são utilizados. O estudo desses dados é conhecido como ‘Academic Analytics’ e trata-se de uma área de pesquisa ainda pouco explorada com muitos aspectos interessantes que podem despertar a curiosidade dos pesquisadores. Um desses aspectos diz respeito ao uso, percepção e adopção de TIC em contextos educativos. Hargreaves (2003) argumenta que um quadro comum deve ser desenvolvido para avaliar as TIC e que ele deve servir as necessidadesdas escolas, professores e alunos, bem como de decisores políticos e investigadores. Com base nesta ideia, Dix (2007) propôs aquilo que apelidou de Design-BasedResearch in Innovative Education Framework (DBRIEF) e cujo objectivo é o de fornecer um instrumento com aplicabilidade capaz de promover a partilha de conhecimento dentro da comunidade de pesquisa educacional. Adaptamos a proposta de Dix para criar um novo instrumento para pesquisar os aspectos relacionais de redes de aprendizagem que utiliza a Análise de Redes Sociais (ARS) como uma estratégia de ‘Academic Analytics’ e cujo objectivo é melhorar o processo de aprendizagem online. Acreditamos que a análise dos dados fornecidos pelos Sistemas de Gestão de Ensino e Aprendizagem pode ser crucial para a sua implementação e utilização, bem como para o Ensino a Distancia (EAD). Este tipo de pesquisa pode oferecer informações valiosas para orientar o desenvolvimento futuro destes sistemas, tornando-os mais adequados às necessidades dos utilizadores e do processo de aprendizagem. A confiança e competência dos professores têm aumentado resultante de uma utilização contínua das TIC pelas escolas como forma de melhorar a aprendizagem. Por outro lado as competências de utilização das TIC pelos alunos também melhorou, embora o seu uso eficaz ainda não seja a norma (Hargreaves, 2003). O objectivo principal da ARS é o estudo das redes sociais porque pressupõe que o entendimento destas é vital para conhecer o comportamento das sociedades e dos seus indivíduos. A ARS é um campo de pesquisa recente que se desenvolveu especialmente graças ao crescimento da Internet e que despertou o interesse de pesquisadores para o fenómeno da formação e funcionamento de redes sociais online. Devido a estes motivos, e no âmbito de uma pesquisa de doutoramento, decidimos adaptar a proposta de Dix (2007) e propor o que apelidámos de "Academic Analytics Designed-Based Research Framework for Networks Relational Aspects".Trata-se de uma tentativa de combinara pesquisa educacional em redes educacionais, com o desenvolvimento de uma aprendizagem online adaptada e inovadora.O resultado desejável é proporcionar um instrumento mais refinado e específico que permita, entre outros,os seguintes objectivos:- Identificar potenciais áreas, em instituições de ensino, onde é necessária a pesquisa sobre os aspectos relacionais;- Recolher e partilhar dados relacionais resultantes da ARS de todos os participantes/ partes interessadas no processo educacional;- Promover o ‘Academic Analytics’ através da recolha e análise de dados dos sistemas de gestão de ensino e aprendizagem;- Promover os factores tecnológicos dentro do processo educacional;- Fornecer informações úteis para a criação e sustentação de um ciclo de intervenção que permita adaptar e inovar a aprendizagem online e o EAD; - Promover o conhecimento, reflexão e pesquisa sobre os aspectos relacionais das redes de aprendizagem;- Reforçar a compreensão sobre as redes de aprendizagem online.por
dc.description.sponsorshipUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEADpor
dc.identifier.citationFidalgo, Patrícia Seferlis - Proposta de uma "Designed-Based Research Framework" para o estudo de redes online de aprendizagem [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013 - "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-8por
dc.identifier.isbn978-972-674-738-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2969
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Abertapor
dc.publisherLE@D
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectRedes de conhecimentopor
dc.subjectElearningpor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectComunidades virtuaispor
dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
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oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
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oaire.citation.titleIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearningpor
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