Publication
Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?
dc.contributor.author | Francisco, Manuela | |
dc.contributor.author | Neves, Josélia | |
dc.contributor.author | Esperança, Cláudio | |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T14:41:40Z | |
dc.date.available | 2021-09-30T14:41:40Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | A imagem e o som povoam hoje o universo Web em todas as suas dimensões. Os conteúdos tornaram -se a cada momento mais ricos e complexos e, na mesma proporção, dificultam o acesso a quem, por ter incapacidade sensorial, preci sa de condições específicas. No contexto actual, o ensino online , qualquer que seja o seu modelo, recorre às ferramentas da Web para se c oncretizar, submetendo-se no processo, a todas as contingências existentes no contex to geral. Aqui, todas as limitações ganham maior dimensão pois passam a ser determinantes na eficácia educativa. Se é verdade que existem directrizes do tipo W3C que pretendem garantir a usabilidade e acessibilidade da Web, haverá ainda espaço para questionar de forma objectiva quais os desafios de utilizar a imagem e o som no contexto educativo e quais as soluções à vista para melhorar as condições de acesso a estudantes com necessidade s especiais de carácter sensorial | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Francisco, M.; Neves, J. & Esperança, C. (2009). Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos? In Educação, Formação & Tecnologias; Vol.2 (2); pp. 95-104. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1646‐933X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/11179 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Acessibilidade | pt_PT |
dc.subject | Descrição | pt_PT |
dc.subject | E-learning | pt_PT |
dc.subject | Imagem | pt_PT |
dc.subject | Som | pt_PT |
dc.title | Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos? | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 104 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 95 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação, Formação & Tecnologias | pt_PT |
oaire.citation.volume | 2 | pt_PT |
person.familyName | Francisco | |
person.familyName | Neves | |
person.givenName | Manuela | |
person.givenName | Joselia | |
person.identifier.ciencia-id | ED14-64DB-4165 | |
person.identifier.ciencia-id | BA1F-8DAA-804A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4507-7859 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4406-8379 | |
person.identifier.rid | O-5835-2016 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57201291624 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ee397c55-e983-468b-9799-8761e24ec999 | |
relation.isAuthorOfPublication | b9dfbee4-10df-4578-ac69-f84d2dfcb190 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b9dfbee4-10df-4578-ac69-f84d2dfcb190 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Estratégias para um ensino online mais inclusivo sons e imagens para todos .pdf
- Size:
- 99.59 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format