Repository logo
 
Publication

Satisfação, perceção de efeitos e mecanismos de mudança na sequência do 3.º ciclo de Avaliação Externa das Escolas

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorBarreira, Carlos Manuel Folgado
dc.contributor.authorVaz Rebelo, Piedade
dc.contributor.authorBidarra, Maria da Graça
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.contributor.authorAbelha, Marta
dc.date.accessioned2023-09-25T13:54:16Z
dc.date.available2023-09-25T13:54:16Z
dc.date.issued2023-06
dc.description.abstractEste estudo integra-se no projeto Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção, um estudo sobre o 3.º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino não Superior, em Portugal (MAEE) e tem como objetivos conhecer o grau de satisfação dos docentes e das lideranças com o processo de Avaliação Externa das Escolas e identificar efeitos e mecanismos de mudança, com especial enfoque neste 3.º ciclo avaliativo. Mais concretamente, pretende-se avaliar, para além do grau de satisfação com a AEE, a perceção dos efeitos nos diferentes domínios da atividade escolar incluídos no quadro de referência do 3.º ciclo avaliativo, que contempla a Autoavaliação, a Prestação do Serviço Educativo, a Liderança e Gestão e os Resultados, bem como identificar os mecanismos de mudança decorrentes da avaliação externa. Para o efeito, recorreu-se ao inquérito, por questionário, junto de representantes dos órgãos de gestão e das estruturas de coordenação e supervisão pedagógica, tendo abrangido também os docentes sem cargos, considerando a importância da informação destes diferentes atores, enquanto agentes de mudança, sobre a produção dos impactos e efeitos da AEE. Em geral, os dados revelam alguma ambivalência no que se refere à satisfação com a AEE, com uma perceção de efeitos que se situa ao nível moderado, nos diversos domínios, sendo, no entanto, a perceção global dos efeitos superior na Autoavaliação e Liderança e Gestão e a satisfação e efeitos mais sentidos no “topo” da organização escolar, nos líderes com funções de gestão. Sobre os mecanismos de mudança implicados na transformação da escola decorrentes da AEE, destacam-se a dimensão relacionada com o uso do feedback, seguida da dimensão aceitação do feedback, evidenciando-se, contudo, a possibilidade de ocorrerem igualmente riscos de efeitos menos desejáveis, tais como ossificação, fixação na medida e miopia, associados a processos de avaliação que requerem maior atenção por parte das equipas de avaliação externa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBarreira, C., Vaz Rebelo, M. P., Bidarra, M. G., Seabra, F. & Abelha, M. (2023). Cap. III - Satisfação, efeitos e mecanismos de mudança na sequência do 3º ciclo de AEE: perceções de professores e lideranças escolares. In. I. Fialho, et. Al. (Org.), Avaliação Externa das Escolas. Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção (pp. 89-116). Editora Humus. ISBN 978‑989‑755‑862‑7pt_PT
dc.identifier.isbn978‑989‑755‑862‑7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14990
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherHumuspt_PT
dc.relationMechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal
dc.titleSatisfação, perceção de efeitos e mecanismos de mudança na sequência do 3.º ciclo de Avaliação Externa das Escolaspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleMechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCED-EDG%2F30410%2F2017/PT
oaire.citation.conferencePlaceV. N. Famalicãopt_PT
oaire.citation.endPage116pt_PT
oaire.citation.startPage89pt_PT
oaire.citation.titleAvaliação Externa das Escolas. Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeçãopt_PT
oaire.fundingStream3599-PPCDT
person.familyNameVaz Rebelo
person.familyNameBidarra
person.familyNameSeabra
person.familyNameAbelha
person.givenNamePiedade
person.givenNameMaria da Graça
person.givenNameFilipa
person.givenNameMarta
person.identifierR-000-KEP
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifierH-1160-2016
person.identifier.ciencia-idF01D-AE2E-5984
person.identifier.ciencia-idB814-CE07-B654
person.identifier.ciencia-idB614-F97C-13CE
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.orcid0000-0001-6137-2842
person.identifier.orcid0000-0003-0843-0200
person.identifier.orcid0000-0001-7150-4087
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.ridM-4853-2013
person.identifier.scopus-author-id36633750000
person.identifier.scopus-author-id57210809988
person.identifier.scopus-author-id35772219700
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication8932ed38-a810-48a0-a4f0-c789f43b02f3
relation.isAuthorOfPublicationf6a95090-490a-4f4a-959a-222369e391e6
relation.isAuthorOfPublicationf2f486fd-39dc-43e6-8e3f-b5cdfc8cd504
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6
relation.isProjectOfPublication1fadf73a-ad58-4782-938f-d38b6ad7df25
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery1fadf73a-ad58-4782-938f-d38b6ad7df25

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Cap 3.pdf
Size:
1.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: