Publication
Satisfação, perceção de efeitos e mecanismos de mudança na sequência do 3.º ciclo de Avaliação Externa das Escolas
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Barreira, Carlos Manuel Folgado | |
dc.contributor.author | Vaz Rebelo, Piedade | |
dc.contributor.author | Bidarra, Maria da Graça | |
dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.contributor.author | Abelha, Marta | |
dc.date.accessioned | 2023-09-25T13:54:16Z | |
dc.date.available | 2023-09-25T13:54:16Z | |
dc.date.issued | 2023-06 | |
dc.description.abstract | Este estudo integra-se no projeto Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção, um estudo sobre o 3.º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino não Superior, em Portugal (MAEE) e tem como objetivos conhecer o grau de satisfação dos docentes e das lideranças com o processo de Avaliação Externa das Escolas e identificar efeitos e mecanismos de mudança, com especial enfoque neste 3.º ciclo avaliativo. Mais concretamente, pretende-se avaliar, para além do grau de satisfação com a AEE, a perceção dos efeitos nos diferentes domínios da atividade escolar incluídos no quadro de referência do 3.º ciclo avaliativo, que contempla a Autoavaliação, a Prestação do Serviço Educativo, a Liderança e Gestão e os Resultados, bem como identificar os mecanismos de mudança decorrentes da avaliação externa. Para o efeito, recorreu-se ao inquérito, por questionário, junto de representantes dos órgãos de gestão e das estruturas de coordenação e supervisão pedagógica, tendo abrangido também os docentes sem cargos, considerando a importância da informação destes diferentes atores, enquanto agentes de mudança, sobre a produção dos impactos e efeitos da AEE. Em geral, os dados revelam alguma ambivalência no que se refere à satisfação com a AEE, com uma perceção de efeitos que se situa ao nível moderado, nos diversos domínios, sendo, no entanto, a perceção global dos efeitos superior na Autoavaliação e Liderança e Gestão e a satisfação e efeitos mais sentidos no “topo” da organização escolar, nos líderes com funções de gestão. Sobre os mecanismos de mudança implicados na transformação da escola decorrentes da AEE, destacam-se a dimensão relacionada com o uso do feedback, seguida da dimensão aceitação do feedback, evidenciando-se, contudo, a possibilidade de ocorrerem igualmente riscos de efeitos menos desejáveis, tais como ossificação, fixação na medida e miopia, associados a processos de avaliação que requerem maior atenção por parte das equipas de avaliação externa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Barreira, C., Vaz Rebelo, M. P., Bidarra, M. G., Seabra, F. & Abelha, M. (2023). Cap. III - Satisfação, efeitos e mecanismos de mudança na sequência do 3º ciclo de AEE: perceções de professores e lideranças escolares. In. I. Fialho, et. Al. (Org.), Avaliação Externa das Escolas. Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção (pp. 89-116). Editora Humus. ISBN 978‑989‑755‑862‑7 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978‑989‑755‑862‑7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/14990 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Humus | pt_PT |
dc.relation | Mechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal | |
dc.title | Satisfação, perceção de efeitos e mecanismos de mudança na sequência do 3.º ciclo de Avaliação Externa das Escolas | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Mechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCED-EDG%2F30410%2F2017/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | V. N. Famalicão | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 116 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 89 | pt_PT |
oaire.citation.title | Avaliação Externa das Escolas. Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção | pt_PT |
oaire.fundingStream | 3599-PPCDT | |
person.familyName | Vaz Rebelo | |
person.familyName | Bidarra | |
person.familyName | Seabra | |
person.familyName | Abelha | |
person.givenName | Piedade | |
person.givenName | Maria da Graça | |
person.givenName | Filipa | |
person.givenName | Marta | |
person.identifier | R-000-KEP | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier | H-1160-2016 | |
person.identifier.ciencia-id | F01D-AE2E-5984 | |
person.identifier.ciencia-id | B814-CE07-B654 | |
person.identifier.ciencia-id | B614-F97C-13CE | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.ciencia-id | 9D1F-94B0-794A | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6137-2842 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0843-0200 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7150-4087 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7105-3722 | |
person.identifier.rid | M-4853-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 36633750000 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35772219700 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 8932ed38-a810-48a0-a4f0-c789f43b02f3 | |
relation.isAuthorOfPublication | f6a95090-490a-4f4a-959a-222369e391e6 | |
relation.isAuthorOfPublication | f2f486fd-39dc-43e6-8e3f-b5cdfc8cd504 | |
relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isAuthorOfPublication | 86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6 | |
relation.isProjectOfPublication | 1fadf73a-ad58-4782-938f-d38b6ad7df25 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 1fadf73a-ad58-4782-938f-d38b6ad7df25 |