Repository logo
 
Publication

Projetos ERASMUS+ como instrumentos de gestão para o desenvolvimento do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorNeves, Cláudia
dc.contributor.authorSousa, Ana Margarida Sousa Moreira de Barros Rosário e Rosário de
dc.date.accessioned2024-09-30T17:32:54Z
dc.date.available2024-09-30T17:32:54Z
dc.date.issued2024-07-12
dc.date.submitted2024-09-30
dc.description.abstractEsta investigação explora o impacto dos projetos ERASMUS+ no desenvolvimento do definido no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Surgiu pela procura de atividades e estratégias motivadoras, onde o aluno fosse o centro do processo de ensino aprendizagem, que se revelassem como aprendizagens significativas, que ficassem para a vida. O estudo baseia-se na experiência da autora como coordenadora de dois projetos ERASMUS+ e na análise de dados recolhidos junto a docentes e discentes participantes nos projetos e na realização de mobilidades. Foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa, com a recolha de dados através de inquéritos online por questionário (fechados e abertos) e análise documental (PASEO e programa ERASMUS+), sendo os participantes, alunos e professores que participaram em, pelo menos, uma mobilidade. Os resultados demonstraram que os projetos ERASMUS+ contribuem significativamente para o desenvolvimento do PASEO, em particular no que diz respeito às áreas de competências linguísticas em língua(s) estrangeira(s), tanto a nível oral como escrito; competências sociais e interpessoais como a comunicação, o trabalho em equipa, a resolução de problemas e a adaptabilidade a diferentes culturas; competências cívicas e éticas, como a cidadania europeia, o respeito pela diversidade e a responsabilidade social e competências transversais, como a autonomia, a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de aprender a aprender. Em conclusão, os projetos ERASMUS+ são instrumentos valiosos para o desenvolvimento do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, preparando-os para serem cidadãos ativos, responsáveis e críticos numa sociedade globalizada. A participação em projetos ERASMUS+ deve ser incentivada e vista como uma oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento pessoal para todos os alunos.pt_PT
dc.description.abstractThis research explores the impact of ERASMUS+ projects on the development of what is defined in the Profile of Students Leaving Compulsory Schooling (PASEO). It arose from the search for motivational activities and strategies, where the student was the center of the teaching-learning process, which proved to be significant learning that would last for life. The study is based on the author's experience as coordinator of two ERASMUS+ projects, and on the analysis of data collected from teachers and students participating in the projects and carrying out mobilities. Qualitative research methodology was used, with data collection through online questionnaire surveys (closed and open) and document analysis (PASEO and ERASMUS+ program), with the sample consisting of students and teachers who participated in at least one mobility. The results demonstrated that ERASMUS+ projects contribute significantly to the development of PASEO, in particular with regard to the areas of linguistic skills in foreign language(s), both oral and written; social and interpersonal skills such as communication, teamwork, problem solving and adaptability to different cultures; civic and ethical skills, such as European citizenship, respect for diversity and social responsibility and transversal skills, such as autonomy, creativity, critical thinking and the ability to learn to learn. In conclusion, ERASMUS+ projects are valuable instruments for developing the profile of students upon leaving compulsory education, preparing them to be active, responsible and critical citizens in a globalized society. Participation in ERASMUS+ projects should be encouraged and seen as an opportunity for learning and personal development for all students.pt_PT
dc.identifier.citationSousa, Ana Margarida Sousa Moreira de Barros Rosário e Rosário de - Projetos ERASMUS+ como instrumentos de gestão para o desenvolvimento do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2024. 134 p.
dc.identifier.tid203713397
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16584
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCidadania europeiapt_PT
dc.subjectLiberdadept_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectMobilidadept_PT
dc.subjectPerfil do alunopt_PT
dc.subjectPrincípiospt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectCitizenship (European)pt_PT
dc.subjectFreedompt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectMobilitypt_PT
dc.subjectStudent profilept_PT
dc.subjectPrinciplespt_PT
dc.subjectValuespt_PT
dc.subjectSkillspt_PT
dc.titleProjetos ERASMUS+ como instrumentos de gestão para o desenvolvimento do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatóriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMAGE_AnaMargaridaSousa.pdf
Size:
2.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: