Repository logo
 
Publication

Incorporação de jogos digitais no ensino de estudantes com TDAH: um guia didático para o professor da educação básica

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.authorSilva Júnior, Luiz Claudio Ferreira da
dc.contributor.authorPimentel, Fernando Silvio Cavalcante
dc.contributor.authorSilva, Alan Pedro da
dc.date.accessioned2025-02-03T09:58:12Z
dc.date.available2025-02-03T09:58:12Z
dc.date.issued2024-08
dc.description.abstractEste estudo investiga um problema central: “o que o professor precisa saber para incorporar jogos digitais, que progressivamente desafiam as funções executivas do jogador, em salas de aula da educação básica para promover o desenvolvimento cognitivo, afetivo e comportamental de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?”. Utilizando o método Design Science Research (DSR), o estudo envolveu: revisão da literatura; análise de conteúdo de entrevistas com renomados pesquisadores internacionais da área de jogos digitais e TDAH; construção de um Guia Didático para professores; validação do Guia com 14 juízes especialistas por meio da Técnica Delphi; realização de uma oficina com 18 professores em uma escola pública em Maceió/AL; e registro de observação em aulas reais de 3 professores participantes da oficina. Os resultados demonstram um avanço significativo na capacidade dos professores de incorporar jogos digitais de maneira eficaz, promovendo o engajamento e o desenvolvimento de habilidades em estudantes com TDAH.por
dc.description.abstractThis study examines a central problem: "What do teachers need to know to incorporate digital games, which progressively challenge the player's executive functions, in primary and secondary education classrooms to promote the cognitive, affective, and behavioral development of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD)?" Utilizing the Design Science Research (DSR) method, the study involved: a literature review; content analysis of interviews with renowned international researchers in the fields of digital games and ADHD; the development of a Didactic Guide for teachers; validation of the Guide by 14 expert judges using the Delphi Technique; conducting a workshop with 18 teachers in a public school in Maceió, AL; and observation records from real classes taught by 3 teachers who participated in the workshop. The results demonstrate a significant advancement in teachers' ability to effectively incorporate digital games, thereby promoting engagement and skill development in students with ADHD.eng
dc.identifier.doi10.34627/redvol7iss2e202427
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19446
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@D
dc.relation.hasversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/36739
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectJogos digitais
dc.subjectEducação
dc.subjectTDAH
dc.subjectSala de aula
dc.subjectDigital games
dc.subjectEducation
dc.subjectADHD
dc.subjectClassroom
dc.titleIncorporação de jogos digitais no ensino de estudantes com TDAH: um guia didático para o professor da educação básicapor
dc.titleIncorporating digital games in teaching students with ADHD: a didactic guide for primary and secondary education teacherseng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue2
oaire.citation.startPagee202427
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning
oaire.citation.volume7
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
36739-Texto do Trabalho-170911-1-10-20241011.pdf
Size:
455.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: