Repository logo
 
Publication

Supervisão pedagógica: uma ferramenta para uma educação de infância inclusiva e equitativa

dc.contributor.authorNunes, Sofia
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.contributor.authorSousa, Joana
dc.date.accessioned2025-12-04T12:57:15Z
dc.date.available2025-12-04T12:57:15Z
dc.date.issued2025-09
dc.date.updated2025-12-01T14:01:32Z
dc.description.abstractA educação de infância desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, uma vez que é neste período que se estabelecem os pilares fundamentais para a aquisição e consolidação das aprendizagens. Por esse motivo, torna-se indispensável garantir que as práticas pedagógicas sejam de qualidade, inclusivas - conscientes dos diferentes tipos e formas de discriminação - e promotoras de igualdade de oportunidades. É, nesta senda, que a presente comunicação, baseada num estudo em fase de projeto, no âmbito do mestrado em supervisão pedagógica, da Universidade Aberta, na linha de investigação em supervisão e desenvolvimento profissional, procura debater em que medida a supervisão pedagógica (nomeadamente baseada em práticas sistémicas), enquanto prática de acompanhamento e orientação das equipas pedagógicas, pode e deve contribuir significativamente para a melhoria das práticas pedagógicas, em contexto de educação de infância, e assim criar ambientes pedagógicos e curriculares mais capazes de responder às necessidades de todas as crianças. Começamos por apresentar os conceitos-chave, para de seguida explorar a sua pertinência no contexto em estudo. Terminamos com a proposta de investigação que, por um lado nos permitirá indagar a pertinência destas práticas de supervisão, na melhoria das práticas pedagógicas inclusivas - assentes numa perspetiva interseccional-, e equitativas, e por outro lado compreender as necessidades de formação contínua dos educadores e dos auxiliares de ação educativa, relacionadas com as práticas pedagógicas inclusivas.por
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersion
dc.identifier.slugcv-prod-4613965
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20501
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.uriN/A
dc.subjectPedagogical supervisionen_US
dc.subjectCurriculum developmenten_US
dc.subjectCurriculum innovationen_US
dc.subjectCurriculum integrationen_US
dc.titleSupervisão pedagógica: uma ferramenta para uma educação de infância inclusiva e equitativapor
dc.title.alternativePedagogical supervision: a tool for inclusive and equitable early childhood educationeng
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2025-09
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal - Portugal
oaire.citation.titleLivro de atas: VIII SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil | IV CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação. Conhecimento, política e comunidade na educação das crianças e na formação de profissionais
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameSeabra
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
rcaap.cv.cienciaid991A-6004-246D | FILIPA ISABEL BARRETO DE SEABRA BORGES
rcaap.rightsopenAccessen_US
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Texto_publicado_Sofia__Filipa_e_Joana.pdf
Size:
8.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: