Publication
Supervisão pedagógica: uma ferramenta para uma educação de infância inclusiva e equitativa
| dc.contributor.author | Nunes, Sofia | |
| dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
| dc.contributor.author | Sousa, Joana | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-04T12:57:15Z | |
| dc.date.available | 2025-12-04T12:57:15Z | |
| dc.date.issued | 2025-09 | |
| dc.date.updated | 2025-12-01T14:01:32Z | |
| dc.description.abstract | A educação de infância desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, uma vez que é neste período que se estabelecem os pilares fundamentais para a aquisição e consolidação das aprendizagens. Por esse motivo, torna-se indispensável garantir que as práticas pedagógicas sejam de qualidade, inclusivas - conscientes dos diferentes tipos e formas de discriminação - e promotoras de igualdade de oportunidades. É, nesta senda, que a presente comunicação, baseada num estudo em fase de projeto, no âmbito do mestrado em supervisão pedagógica, da Universidade Aberta, na linha de investigação em supervisão e desenvolvimento profissional, procura debater em que medida a supervisão pedagógica (nomeadamente baseada em práticas sistémicas), enquanto prática de acompanhamento e orientação das equipas pedagógicas, pode e deve contribuir significativamente para a melhoria das práticas pedagógicas, em contexto de educação de infância, e assim criar ambientes pedagógicos e curriculares mais capazes de responder às necessidades de todas as crianças. Começamos por apresentar os conceitos-chave, para de seguida explorar a sua pertinência no contexto em estudo. Terminamos com a proposta de investigação que, por um lado nos permitirá indagar a pertinência destas práticas de supervisão, na melhoria das práticas pedagógicas inclusivas - assentes numa perspetiva interseccional-, e equitativas, e por outro lado compreender as necessidades de formação contínua dos educadores e dos auxiliares de ação educativa, relacionadas com as práticas pedagógicas inclusivas. | por |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | |
| dc.identifier.slug | cv-prod-4613965 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/20501 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | yes | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Pedagogical supervision | en_US |
| dc.subject | Curriculum development | en_US |
| dc.subject | Curriculum innovation | en_US |
| dc.subject | Curriculum integration | en_US |
| dc.title | Supervisão pedagógica: uma ferramenta para uma educação de infância inclusiva e equitativa | por |
| dc.title.alternative | Pedagogical supervision: a tool for inclusive and equitable early childhood education | eng |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferenceDate | 2025-09 | |
| oaire.citation.conferencePlace | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal - Portugal | |
| oaire.citation.title | Livro de atas: VIII SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil | IV CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação. Conhecimento, política e comunidade na educação das crianças e na formação de profissionais | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
| person.familyName | Seabra | |
| person.givenName | Filipa | |
| person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
| person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
| rcaap.cv.cienciaid | 991A-6004-246D | FILIPA ISABEL BARRETO DE SEABRA BORGES | |
| rcaap.rights | openAccess | en_US |
| relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec |
