Repository logo
 
Publication

O blended-learning aplicado à formação para o empreendedorismo nas indústrias criativas

dc.contributor.authorCarrilho, Tiago
dc.contributor.authorPorfírio, José
dc.date.accessioned2016-09-13T16:00:30Z
dc.date.available2016-09-13T16:00:30Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO Projeto ‘CINet – Redes para o empreendedorismo nas indústrias criativas’ (Programa Leonardo DaVinci) baseia-se na experiência de Lace Market em Nottingham, uma comunidade de empreendedores criativos independentes que tem crescido significativamente devida à forte dinâmica das suas redes de colaboração. Neste sentido, o projeto começou por identificar as vertentes-chave de transferência de inovação com base no ambiente de aprendizagem formal e informal local, com o intuito de desenvolver uma rede de empreendedores criativos, adaptada à realidade encontrada nos países participantes: Portugal, Espanha e Grécia. Com esta base foi possível conceber e implementar o “Programa CINet de aceleração em rede do Empreendedorismo nas Indústrias Criativas” que foi promovido através do lançamento de uma formação desenvolvida na plataforma Moodle da Universidade Aberta, e assente na modalidade de blended-learning (bLearning). Consideramos que a experiência obtida com a conceção e desenvolvimento deste programa apresentou importantes desafios e traduziu-se em significativas vantagens cujo relato e sistematização permitirão enriquecer modelos pedagógicos de aprendizagem centrados nos formandos e nas comunidades colaborativas. A disponibilidade de recursos vídeo e de texto simples de apreender e virados para a prática e a dinamização de fora assíncronos possibilita aos formandos tirar partido da flexibilidade espácio-temporal do eLearning. A possibilidade de partilhar informação e experiências com os colegas, bem como de clarificar dúvidas nos fora permitiu uma experiência da aprendizagem colaborativa em ambiente Moodle. As sessões presenciais neste particular constituíram um complemento útil ao eLearning na medida em que permitiram apresentar o guia de curso, explicar o modelo pedagógico, marcar o ritmo do curso, esclarecer dúvidas relativas os objectivos de cada atividade em cada módulo, contactar de forma síncrona com empreendedores das indústrias criativas de outros países e com empreendedores incubados na DNA Cascais e refletir de forma crítica sobre vertentes-chave específicas do modelo de negócio dos formandos. Neste sentido, elas foram um dos elementos cruciais do desenvolvimento da rede, até porque, a ambientação à plataforma Moodle e a ‘apreensão’ e ‘absorção’ do modelo pedagógico afigura-se como um dos principais desafios, face a formandos que estão habituados a ambientes presenciais de aprendizagem. A ligação deste tipo de cursos a instituições vocacionadas para o apoio a empreendedores revela-se crucial dado que na construção do projeto empresarial deve ser incutida logo de início a predisposição para a ligação ao mercado e às diversas dimensões do ecossistema empreendedor.pt_PT
dc.identifier.citationCarrilho, Tiago; Porfírio, José - O blended-learning aplicado à formação para o empreendedorismo nas indústrias criativas. In Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Mendes, António Quintas, coord. - "Práticas e cenários de inovação em educação online" [Em linha]. Lisboa : Universidade Aberta, 2016. ISBN 978-972-674-786-4. p.376-401
dc.identifier.isbn978-972-674-786-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5540
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.subjectBlearningpt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectEmpreendedorismopt_PT
dc.subjectIndústrias criativaspt_PT
dc.subjectRedespt_PT
dc.subjectEntrepreneurshippt_PT
dc.subjectCreativept_PT
dc.subjectIndustriespt_PT
dc.subjectNetworkspt_PT
dc.titleO blended-learning aplicado à formação para o empreendedorismo nas indústrias criativaspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage401pt_PT
oaire.citation.startPage376pt_PT
oaire.citation.titlePráticas e cenários de inovação em educação onlinept_PT
person.familyNameCarrilho
person.familyNamePorfírio
person.givenNameTiago
person.givenNameJosé
person.identifier.ciencia-idF21E-BDDA-D2CB
person.identifier.ciencia-id691A-62DE-BF75
person.identifier.orcid0000-0001-8258-8546
person.identifier.orcid0000-0001-9551-9531
person.identifier.ridD-5527-2015
person.identifier.scopus-author-id36834025300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationcd1d4e3a-d430-487f-b6e6-fa375de3f73b
relation.isAuthorOfPublicationf237364e-a246-48c3-b657-e11323a59d06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf237364e-a246-48c3-b657-e11323a59d06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EaD_e_eLearning_N1 cap13.pdf
Size:
1.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: