Repository logo
 
Publication

A integração da realidade virtual na educação: necessidades e desafios

dc.contributor.authorCastelhano, Maria
dc.contributor.authorMorgado, Leonel
dc.contributor.authorPedrosa, Daniela
dc.contributor.authorCoelho, António
dc.date.accessioned2025-09-09T11:56:54Z
dc.date.available2025-09-09T11:56:54Z
dc.date.issued2025-07en_US
dc.date.updated2025-09-09T10:00:18Z
dc.description.abstractÉ desafiante a implementação na educação da Realidade Virtual com recurso a headsets, que designo por Realidade Virtual Imersiva (iVR, immersive virtual reality), especialmente quanto à sua integração no currículo e práticas pedagógicas do ensino superior online. Entre os principais obstáculos estão a falta de orientações práticas e modelos pedagógicos claros, como modelos de design instrucional específicos. Os atualmente disponíveis são escassos e pouco descritivos: 1) o XR ABC Framework e o iVR Learning (M-iVR-L) Framework foram concebidos para o ensino superior online com iVR, destacando aspetos como segmentação das sessões para evitar sobrecarga cognitiva, exploração prévia da tecnologia e acompanhamento pedagógico; 2) modelos como o TESLA e o modelo Castronovo et al. Design Model (2019), mais genéricos, focam-se em criar objetivos direcionados ao público-alvo, elementos de avaliação, definição de recursos e propósitos com base em estruturas clássicas. Oferecem uma visão sistemática, mas pouco adaptada às especificidades da iVR. Para suprir essa ausência, seria pertinente utilizar um modelo de design instrucional que combine as particularidades da iVR dos primeiros modelos com os elementos tradicionais dos segundos modelos (Castelhano et al., 2023). A literatura reforça o potencial da tecnologia: há vasta oferta de ferramentas e ambientes iVR aplicáveis à educação em áreas como geografia, ciência, arte e entretenimento, mas sua aplicação exige fundamentos instrucionais sólidos. Tipologias comuns incluem Manipulação Interativa e Exploração, Interação Multimodal e Treino de Competências (Castelhano et al., 2024). Contudo, é imperativo desenvolver e validar modelos instrucionais específicos para iVR que aliem inovação tecnológica, cenários de aprendizagem e práticas educativas (Beck et al., 2020), delineadas para o currículo. Assim, torna-se fundamental avançar para a criação e validação de modelos instrucionais direcionados à iVR no ensino superior online, garantindo que o investimento na imersão se traduza num recurso integrado (Castelhano et al., 2023; Castelhano et al., 2024).por
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.doi10.48528/5rnm-k51?en_US
dc.identifier.isbn978-989-9253-31-5
dc.identifier.slugcv-prod-4550103
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20211
dc.language.isoeng
dc.peerreviewedyes
dc.rights.uriN/A
dc.subjectRealidade Virtual Imersiva (iVR)
dc.subjectDesign instrucional
dc.subjectEnsino superior online
dc.titleA integração da realidade virtual na educação: necessidades e desafiospor
dc.typeconference objecten_US
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2025
oaire.citation.endPage255
oaire.citation.startPage255
oaire.citation.titleResearch Summit 2025 - Book of abstracts
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameCastelhano
person.familyNameMorgado
person.familyNamePedrosa
person.familyNameCoelho
person.givenNameMaria
person.givenNameLeonel
person.givenNameDaniela
person.givenNameAntónio
person.identifierR-000-93D
person.identifierR-000-217
person.identifier.ciencia-id3217-0E88-A5AA
person.identifier.ciencia-id7119-981F-18A9
person.identifier.ciencia-idFC10-C486-DC7C
person.identifier.ciencia-idBA1E-EDE1-477E
person.identifier.orcid0000-0001-8659-9023
person.identifier.orcid0000-0001-5517-644X
person.identifier.orcid0000-0001-9536-4234
person.identifier.orcid0000-0001-7949-2877
person.identifier.ridF-2692-2010
person.identifier.ridG-2216-2011
person.identifier.scopus-author-id23025615500
person.identifier.scopus-author-id57188679352
rcaap.cv.cienciaid7119-981F-18A9 | LEONEL CASEIRO MORGADO
rcaap.rightsopenAccessen_US
relation.isAuthorOfPublicationc0a2b83b-c710-4412-820c-42e122ed7c02
relation.isAuthorOfPublication310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910
relation.isAuthorOfPublication9f10ed31-c790-4496-b757-845b12aa42c1
relation.isAuthorOfPublication6e665843-0e0a-4277-a3a7-ef0799750226
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
255.pdf
Size:
377.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: