Publication
Perceções de atores políticos, inspetivos e avaliativos sobre a avaliação externa das escolas como política, procedimento e experiência
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Pacheco, José A. | |
dc.contributor.author | Fialho, Isabel | |
dc.contributor.author | Barreira, Carlos Manuel Folgado | |
dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.date.accessioned | 2023-09-25T13:50:30Z | |
dc.date.available | 2023-09-25T13:50:30Z | |
dc.date.issued | 2023-06 | |
dc.description.abstract | Neste capítulo são apresentadas as perceções, obtidas através de entrevistas individuais, a dois representantes do Ministério da Educação, quatro representantes da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, nove inspetores e três peritos externos, sobre a Avaliação Externa das Escolas (AEE), nomeadamente como política, processo e experiência, e ainda como mecanismo de mudança nas escolas e na inspeção. Na AEE como política verifica-se que o efeito da legitimação discursiva, na AEE, é reconhecido por vários atores, mas é nos políticos e nos inspetivos que mais se observa, já que a sua ação está integrada em agendas políticas, o que não se verifica, totalmente, para os atores avaliadores-inspetores e para os avaliadores-peritos externos. Como processo, ainda que de forma não consensual entre os quatro grupos de inquiridos, a AEE distancia-se das atividades de controlo e auditoria. Na abordagem da AEE como experiência, é comummente partilhada a ideia de que constitui um instrumento de melhoria da escola, ainda que os avaliadores-inspetores valorizem os resultados e os avaliadores-peritos externos focalizem o valor formativo das práticas de avaliação. No que se refere aos mecanismos de mudança, a convicção dos atores políticos de que a avaliação externa produz mudança nas escolas é partilhada pelos atores inspetivos, considerando que tem mais impacto no desenvolvimento organizacional do que no desenvolvimento curricular e pedagógico. Todos os entrevistados reconhecem mudanças na Inspeção, salientam que a AEE tem contribuído para uma nova imagem da Inspeção, um novo relacionamento com as escolas, uma nova cultura em que a partilha e ajuda se evidencia face ao controlo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pacheco, J. A., Filaho, I., Barreira, C. & Seabra, F. (2023). Cap. 2. Perceções de atores políticos, inspetivos e avaliativos sobre a avaliação externa das escolas como política, procedimento e experiência. In. I. Fialho, et. Al. (Org.), Avaliação Externa das Escolas. Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção (pp. 45-87). Editora Humus. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-755-862-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/14989 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Humus | pt_PT |
dc.relation | Mechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal | |
dc.title | Perceções de atores políticos, inspetivos e avaliativos sobre a avaliação externa das escolas como política, procedimento e experiência | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Mechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCED-EDG%2F30410%2F2017/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | V. N. Famalicão | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 87 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 45 | pt_PT |
oaire.citation.title | Avaliação Externa das Escolas. Mecanismos de mudança nas escolas e na Inspeção | pt_PT |
oaire.fundingStream | 3599-PPCDT | |
person.familyName | Pacheco | |
person.familyName | Fialho | |
person.familyName | Seabra | |
person.givenName | José Augusto | |
person.givenName | Isabel José | |
person.givenName | Filipa | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | C61F-7EC6-8365 | |
person.identifier.ciencia-id | DB11-6645-ADDD | |
person.identifier.ciencia-id | F01D-AE2E-5984 | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4623-6898 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1749-9077 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6137-2842 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.scopus-author-id | 24385483100 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 6064969d-2f0b-4fa4-a5c9-c674759bce45 | |
relation.isAuthorOfPublication | b08da4ee-85b9-4365-8da4-e043f70b9427 | |
relation.isAuthorOfPublication | 8932ed38-a810-48a0-a4f0-c789f43b02f3 | |
relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isProjectOfPublication | 1fadf73a-ad58-4782-938f-d38b6ad7df25 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 1fadf73a-ad58-4782-938f-d38b6ad7df25 |