Repository logo
 
Publication

Perceções de atores políticos, inspetivos e avaliativos sobre a avaliação externa das escolas como política, procedimento e experiência

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorPacheco, José A.
dc.contributor.authorFialho, Isabel
dc.contributor.authorBarreira, Carlos Manuel Folgado
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2023-09-25T13:50:30Z
dc.date.available2023-09-25T13:50:30Z
dc.date.issued2023-06
dc.description.abstractNeste capítulo são apresentadas as perceções, obtidas através de entrevistas individuais, a dois representantes do Ministério da Educação, quatro representantes da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, nove inspetores e três peritos externos, sobre a Avaliação Externa das Escolas (AEE), nomeadamente como política, processo e experiência, e ainda como mecanismo de mudança nas escolas e na inspeção. Na AEE como política verifica-se que o efeito da legitimação discursiva, na AEE, é reconhecido por vários atores, mas é nos políticos e nos inspetivos que mais se observa, já que a sua ação está integrada em agendas políticas, o que não se verifica, totalmente, para os atores avaliadores-inspetores e para os avaliadores-peritos externos. Como processo, ainda que de forma não consensual entre os quatro grupos de inquiridos, a AEE distancia-se das atividades de controlo e auditoria. Na abordagem da AEE como experiência, é comummente partilhada a ideia de que constitui um instrumento de melhoria da escola, ainda que os avaliadores-inspetores valorizem os resultados e os avaliadores-peritos externos focalizem o valor formativo das práticas de avaliação. No que se refere aos mecanismos de mudança, a convicção dos atores políticos de que a avaliação externa produz mudança nas escolas é partilhada pelos atores inspetivos, considerando que tem mais impacto no desenvolvimento organizacional do que no desenvolvimento curricular e pedagógico. Todos os entrevistados reconhecem mudanças na Inspeção, salientam que a AEE tem contribuído para uma nova imagem da Inspeção, um novo relacionamento com as escolas, uma nova cultura em que a partilha e ajuda se evidencia face ao controlo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPacheco, J. A., Filaho, I., Barreira, C. & Seabra, F. (2023). Cap. 2. Perceções de atores políticos, inspetivos e avaliativos sobre a avaliação externa das escolas como política, procedimento e experiência. In. I. Fialho, et. Al. (Org.), Avaliação Externa das Escolas. Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção (pp. 45-87). Editora Humus.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-755-862-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14989
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherHumuspt_PT
dc.relationMechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal
dc.titlePerceções de atores políticos, inspetivos e avaliativos sobre a avaliação externa das escolas como política, procedimento e experiênciapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleMechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCED-EDG%2F30410%2F2017/PT
oaire.citation.conferencePlaceV. N. Famalicãopt_PT
oaire.citation.endPage87pt_PT
oaire.citation.startPage45pt_PT
oaire.citation.titleAvaliação Externa das Escolas. Mecanismos de mudança nas escolas e na Inspeçãopt_PT
oaire.fundingStream3599-PPCDT
person.familyNamePacheco
person.familyNameFialho
person.familyNameSeabra
person.givenNameJosé Augusto
person.givenNameIsabel José
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-idC61F-7EC6-8365
person.identifier.ciencia-idDB11-6645-ADDD
person.identifier.ciencia-idF01D-AE2E-5984
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-4623-6898
person.identifier.orcid0000-0002-1749-9077
person.identifier.orcid0000-0001-6137-2842
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id24385483100
person.identifier.scopus-author-id57210809988
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6064969d-2f0b-4fa4-a5c9-c674759bce45
relation.isAuthorOfPublicationb08da4ee-85b9-4365-8da4-e043f70b9427
relation.isAuthorOfPublication8932ed38-a810-48a0-a4f0-c789f43b02f3
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isProjectOfPublication1fadf73a-ad58-4782-938f-d38b6ad7df25
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery1fadf73a-ad58-4782-938f-d38b6ad7df25

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Cap 2.pdf
Size:
1.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: