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Práticas de supervisão pedagógica: contributos para a implementação de estratégias de feedback
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Casa Nova, Diogo | |
dc.contributor.author | Xavier, Ana Cristina de Jesus Gomes | |
dc.date.accessioned | 2025-08-07T09:46:53Z | |
dc.date.available | 2025-08-07T09:46:53Z | |
dc.date.issued | 2025-07-21 | |
dc.date.submitted | 2025-08-07 | |
dc.description | Tese de Mestrado em Supervisão Pedagógica, apresentada à Universidade Aberta | |
dc.description.abstract | O presente estudo foi desenvolvido numa escola do 3.º ciclo do ensino básico, integrada num agrupamento de escolas com distribuição geográfica dispersa. Tem como principais finalidades conhecer as práticas e estratégias de feedback utilizadas em contexto de sala de aula e compreender os contributos que a supervisão pedagógica pode oferecer para a melhoria das competências de avaliação das aprendizagens dos alunos. Para tal, procura-se responder às seguintes questões: Qual a natureza e eficácia percebida das estratégias de feedback utilizadas pelos professores do 3.º ciclo da escola X? Que contributos proporcionam as práticas de supervisão pedagógica para a implementação dessas estratégias? Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso com abordagem mista. A recolha de dados foi realizada através de questionário e entrevistas em focus group. Os dados quantitativos foram analisados com recurso a estatística descritiva simples e os qualitativos submetidos a análise temática. Os resultados evidenciam que, embora o feedback seja uma prática recorrente, a sua aplicação é heterogénea e desafiante, com perceções de impacto variável na aprendizagem. Destacam-se as necessidades de aprofundar a literacia nesta área e de reforçar o papel da supervisão pedagógica, ainda pouco estruturada e com presença limitada no apoio à consolidação de práticas eficazes de feedback. Verificou-se que os professores reconhecem o potencial formativo da supervisão pedagógica, mas tendem a associá-la à avaliação de desempenho. A supervisão desejada, marcada por colaboração e confiança entre pares, continua distante da realidade experienciada, emergindo a necessidade da sua integração nos dispositivos de trabalho docente. | por |
dc.description.abstract | This study was conducted in a lower secondary school (3rd cycle of basic education), part of a geographically dispersed school cluster. It aims to identify the feedback strategies and practices used in classroom settings and to understand the contribution that pedagogical supervision may offer towards improving teachers’ assessment skills related to student learning. Accordingly, it seeks to answer the following research questions: What is the perceived nature and effectiveness of the feedback strategies used by 3rd cycle teachers at school X? What contributions do pedagogical supervision practices provide for the implementation of these strategies? Methodologically, this is a case study using a mixed-methods approach. Data were collected through a questionnaire and focus group interviews. Quantitative data were analysed using basic descriptive statistics, while qualitative data were subject to thematic analysis. The findings indicate that, although feedback is a recurring practice, its implementation is heterogeneous and challenging, with perceived impact on learning varying considerably. The results highlight the need to enhance teachers’ feedback literacy and to strengthen the role of pedagogical supervision, which remains insufficiently structured and plays a limited part in consolidating effective feedback practices. Although teachers acknowledge the formative potential of pedagogical supervision, they tend to associate it primarily with performance evaluation. The supervision they envision—characterised by peer collaboration and trust—remains distant from their current experience, revealing the need for its integration into the daily structures of professional practice. | eng |
dc.description.sponsorship | A investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e e-Learning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/20173 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Supervisão pedagógica | |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | |
dc.subject | Avaliação das aprendizagens | |
dc.subject | Feedback | |
dc.subject | Pedagogical supervision | |
dc.subject | Professional development | |
dc.subject | Assessment of learning | |
dc.title | Práticas de supervisão pedagógica: contributos para a implementação de estratégias de feedback | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Supervisão Pedagógica |