Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Avaliação de apps para aprender a pronúncia do português como língua pluricêntrica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Castelo 2025-PLURI.pdf857.43 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Uma forma de ajudar os alunos a melhorar a sua pronúncia numa língua estrangeira é incentivá-los a utilizar o treino de pronúncia assistido por computador (e.g. Rogerson-Revell, 2021), especialmente ferramentas que permitam que a sua aprendizagem se torne mais autónoma, acessível e ajustada aos seus objetivos e necessidades pessoais. As aplicações móveis apresentam todas estas vantagens e podem até ser concebidas para responder aos desafios de grupos específicos de alunos de forma mais direta (por exemplo, dificuldades na pronúncia dos róticos por falantes de cantonense que aprendem português europeu como L2 – cf. Amorim et al., 2022). As aplicações móveis propostas para o treino da pronúncia devem apresentar não só as propriedades gerais de uma boa ferramenta de aprendizagem de línguas, mas também os requisitos específicos baseados na investigação para a aprendizagem e o ensino da pronúncia (e.g. Castelo, 2022). Além disso, no caso de aprendizagem de uma língua pluricêntrica, o desenvolvimento das competências linguísticas deve promover o domínio de uma variedade da língua, a consciência linguística e a consciência da variação linguística (e.g. Costa, 2024). Este trabalho tem como objetivo observar o nível de adaptação aos requisitos necessários para a aprendizagem da pronúncia nas aplicações atualmente disponíveis para o português e compará-lo com os resultados obtidos num estudo semelhante concluído em 2022. Após a utilização de vários critérios de inclusão, são selecionadas nove aplicações promissoras. Estas são então analisadas de acordo com um modelo de avaliação da utilidade das aplicações na aprendizagem da pronúncia, criado para o estudo anterior já referido e baseado no "Pedagogical Framework for Mobile Assisted Language Teaching and Learning" de Kukulske-Hulme et al. (2015), no "Framework for Language Learning App Evaluation" de Rosell-Aguilar (2017) e no " Framework for Pronunciation Teaching" de Castelo (2022). Os resultados desta análise são comparados com os principais resultados obtidos em 2022, que foram (1) a inexistência de uma aplicação com todas as propriedades necessárias para a aprendizagem da pronúncia e (2) a identificação das três aplicações móveis mais úteis para aprender a pronúncia do português europeu naquele momento (apesar das suas limitações). Conclui-se o presente estudo com uma lista dos principais aspetos a considerar/melhorar no desenvolvimento de aplicações para a aprendizagem e ensino da pronúncia do português como língua pluricêntrica.

Description

Keywords

Aprendizagem da pronúncia Aprendizagem de línguas assistida por dispositivos móveis Português como língua estrangeira Português como língua pluricêntrica Avaliação de aplicações

Pedagogical Context

Citation

Castelo, A. (2025). Avaliação de apps para aprender a pronúncia do Português como Língua Pluricêntrica. Seminário Híbrido PLURI 2025 – Português como Língua Pluricêntrica: da teoria à prática (Universidade de Macau & Universidade de São José, Macau, 16-18/10/2025, apresentação online com interação síncrona).

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue