Repository logo
 
Publication

Recursos educacionais abertos: transposição didática para transformação e coautoria de conhecimento educacional em rede

dc.contributor.authorNobre, Ana
dc.contributor.authorMallmann, Elena Maria
dc.date.accessioned2018-01-15T17:32:58Z
dc.date.available2018-01-15T17:32:58Z
dc.date.issued2016-07
dc.description.abstractO propósito do presente texto é partilhar reflexões acerca das implicações didático-metodológicas durante o livre acesso, reutilização, remixagem e “repartilha” de Recursos Educacionais Abertos (REA). O princípio balizador da patente discussão é a docência investigativa que tem como um dos pilares a implementação da transposição didática para transformação e cocriação de conhecimento educacional em rede. Para tanto, explicitar as características dos REA, destacando a importância de modelos de licenciamento aberto, é um dos pontos de partida. Abordam-se, também, as especificidades dos REA na educação contemporânea em virtude das condições e contornos das conceções pedagógicas e trabalho docente requerido na organização didático-metodológica do percurso de ensino/ aprendizagem mediado por REA. Finalmente, as considerações conclusivas destacam que o (re)uso pedagógico dos REA pode gerar democratização e expansão do acesso ao conhecimento.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to share reflections on the didactic and methodological implications during free access, reuse, remixing and re-sharing of Open Educational Resources (OER). The first beacon of discussion is investigative teaching which has as one of its pillars the implementation of didactic transposition for transformation and co-creation of networked educational knowledge. To this end, a starting point is to explain the features of OER as to highlighting the importance of open licensing models. Also, this paper addresses the particularities of OER in contemporary education by virtue of the conditions and contours of pedagogical concepts and required teaching work in terms of didactic and methodological organization of the teaching/learning route mediated by OER. Finally, the concluding considerations highlight that the pedagogical (re)use of OER can generate democratization and expansion of access to knowledge.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn1647-3582
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6887
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIDTFF - Indagatio Didactica - Universidade de Aveiropt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDidáticapt_PT
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_PT
dc.subjectEducação abertapt_PT
dc.subjectTecnologias educacionaispt_PT
dc.subjectDidacticspt_PT
dc.subjectOpen Educational Resourcespt_PT
dc.subjectOpen educationpt_PT
dc.subjectEducational technologiespt_PT
dc.subjectREA
dc.titleRecursos educacionais abertos: transposição didática para transformação e coautoria de conhecimento educacional em redept_PT
dc.title.alternativeOpen educational resources: didactic transposition towards coauthorship and transformation of educational knowledge networkpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage165pt_PT
oaire.citation.startPage151pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didactica. Tecnologias da Informação em Educaçãopt_PT
oaire.citation.volumeVol. 8, Nº 2pt_PT
person.familyNameNobre
person.familyNameMallmann
person.givenNameAna
person.givenNameElena Maria
person.identifier.ciencia-idD615-97B1-12BD
person.identifier.orcid0000-0002-9902-1850
person.identifier.orcid0000-0002-7611-3904
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869
relation.isAuthorOfPublicationd0f97269-042d-45e5-8a05-3ce78b92373d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
REA - transposição didática .pdf
Size:
286.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: