Repository logo
 
Publication

Inven!RA: um contributo para plataformas alinhadas com a transformação digital

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.authorSchlemmer, Eliane
dc.contributor.authorMorgado, Leonel
dc.date.accessioned2024-07-16T14:22:42Z
dc.date.available2024-07-16T14:22:42Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO desenvolvimento tecnológico transforma a sociedade, alterando o viver e conviver humano. Na educação, a presença do digital foi impulsionada na pandemia da COVID-19, evidenciando barreiras à transformação. Uma delas refere-se à circunstância de as plataformas digitais atuais reproduzirem ou encorajarem processos pré-digitais de ensino e de aprendizagem. Para potenciar transformações na Educação, precisamos de tecnologias não reprodutoras dos processos atuais. Tecnologias que instiguem professores e estudantes, em vez de os condicionar. O desafio estÔ na proposta de metodologias e prÔticas; de arquiteturas e plataformas, fundamentadas em epistemologias reticulares que propiciem a conexão entre pessoas e tecnologias, por espaços digitais e físicos, e outras dimensões de complexidade, encaradas por conceitos como inventividade, ato conectivo transorgânico e ecologias inteligentes. Ou seja, a tecnologia precisa de estar alinhada com novas epistemologias, metodologias e prÔticas pedagógicas. Apresentamos uma proposta de arquitetura tecnológica alinhada a transformação da educação: a Inven!RA, que visa permitir a produção de plataformas capazes de propiciar transformação do ensino e da aprendizagem. Fundamenta-se nas epistemologias reticulares-conectivas e nas metodologias inventivas, onde se entrelaçam ecologias educativas de participantes humanos e não humanos, reconhecendo o surgimento das novas formas atópicas de habitar, bem como a virtualização da educação numa perspectiva de ecossistema.pt_PT
dc.description.abstractThe social transformations empowered by technological development were further accelerated by the COVID-19 pandemic and the rapid expansion of generative artificial intelligence. In education, these drivers have highlighted barriers to the acknowledgment and embracing of such transformations. One such barrier is the circumstance that current digital platforms replicate or encourage pre-digital teaching and learning processes. To foster transformative changes in education, we need technologies that do not merely reproduce current processes, but rather inspire stakeholders (teachers, students, administrators, decision-makers) to change, rather than bind them. The challenge lies in designing technological platforms that support new pedagogical methodologies: strategies, practices, and concrete acts grounded in epistemologies that rely on mutual, networked interventions of people and technologies in both digital and physical spaces. Methodologies that aspire to cognitive complexity, acknowledging the hypercomplex nature of current contexts. Educational technologies must therefore be aligned with new epistemologies, with new pedagogical methodologies, and their implementations. In this work, we present a proposal for a technological architecture aligned with the digital transformation of education: Inven!RA, which aims to guide the production of ecological interaction platforms in cognitive ecosystems, within hypercomplex networks of human and non-human participants, where teaching and learning occur.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSchlemmer, Eliane; Morgado, Leonel - Inven!RA: um contributo para plataformas alinhadas com a transformação digital. "RE@D – Revista de Educação a DistĆ¢ncia e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 7, nĀŗ 1 (jan.-junho 2024)pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/redvol7iss1e202403pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16250
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@Dpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/28902pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação digitalpt_PT
dc.subjectTransformação digitalpt_PT
dc.subjectArquitetura de sistemaspt_PT
dc.subjectPlataforma digitalpt_PT
dc.subjectEcossistema cognitivopt_PT
dc.subjectDigital educationpt_PT
dc.subjectDigital transformationpt_PT
dc.subjectSystem architecturept_PT
dc.subjectDigital platformpt_PT
dc.subjectCognitive ecosystempt_PT
dc.titleInven!RA: um contributo para plataformas alinhadas com a transformação digitalpt_PT
dc.title.alternativeInven!RA: a contribution towards platforms aligned with digital transformation in educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRE@D – Revista de Educação a DistĆ¢ncia e eLearningpt_PT
person.familyNameSchlemmer
person.familyNameMorgado
person.givenNameEliane
person.givenNameLeonel
person.identifierR-000-93D
person.identifier.ciencia-id7119-981F-18A9
person.identifier.orcid0000-0001-8264-3234
person.identifier.orcid0000-0001-5517-644X
person.identifier.ridI-7549-2016
person.identifier.ridF-2692-2010
person.identifier.scopus-author-id26424749700
person.identifier.scopus-author-id23025615500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationeb71e8b4-5185-4bb9-8b85-94369082a11e
relation.isAuthorOfPublication310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
28902-Texto do Trabalho-159646-1-10-202403_por.pdf
Size:
604.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
28902-Texto do Trabalho-159647-1-10-202403_eng.pdf
Size:
710.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: