Publication
Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle
dc.contributor.author | Francisco, Manuela | |
dc.date.accessioned | 2022-07-27T10:38:06Z | |
dc.date.available | 2022-07-27T10:38:06Z | |
dc.date.issued | 2022-06-21 | |
dc.description.abstract | Este trabalho visa contribuir para uma educação online mais acessível, através da partilha de resultados obtidos na análise de acessibilidade à versão 3.9 da plataforma Moodle. Foram realizados testes manuais com recurso ao leitor de ecrã NVDA e navegação por teclado, a quatro temas do Moodle, em ambiente Windows. Esta análise incidiu nas funcionalidades do Moodle que permitem interação do estudante (Recursos e Atividade) e nas ferramentas externas H5P, Perusall e Google Assignments, integradas no Moodle, também analisadas com o perfil de estudante. Com base nos resultados apresentam-se algumas recomendações relativas às funcionalidades mais acessíveis e algumas práticas pedagógicas que podem tornar a educação online mais equitativa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Francisco, M. (2022). Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle. Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 5(1), 29–37. Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/article/view/4508 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://orcid.org/0000-0002-4507-7859 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2184-1837 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/12093 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Politécnico do Porto | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/article/view/4508 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação online | pt_PT |
dc.subject | eLearning acessível | pt_PT |
dc.subject | Moodle | pt_PT |
dc.subject | Acessibilidade | pt_PT |
dc.subject | Equidade | pt_PT |
dc.title | Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 37 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 29 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Multimédia de Investigação dm Inovação Pedagógica e Práticas de E-Learning | pt_PT |
person.familyName | Francisco | |
person.givenName | Manuela | |
person.identifier.ciencia-id | ED14-64DB-4165 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4507-7859 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ee397c55-e983-468b-9799-8761e24ec999 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ee397c55-e983-468b-9799-8761e24ec999 |