Publication
Liderança, diversidade cultural e formação docente em Moçambique: o caso de um Instituto de Formação de Professores localizado na província de Maputo
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Moreira, Darlinda | |
dc.contributor.author | Abacar, Assane | |
dc.date.accessioned | 2020-01-15T15:30:09Z | |
dc.date.available | 2022-06-24T00:30:17Z | |
dc.date.issued | 2019-06-24 | |
dc.date.submitted | 2020-01-15 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem o tema “Liderança, diversidade cultural e formação docente em Moçambique: o caso de um Instituto de Formação de Professores localizada na província de Maputo”. Apesar de não ser fácil abordar a educação em Moçambique devido aos distintos estágios e regimes políticos caracterizados por período colonial, durante a luta de libertação nacional e depois da independência nacional aos nossos dias, consideramos oportuna esta pesquisa. Para tal, objectivamos compreender como é que a liderança do instituto encara a diversidade cultural e que conteúdos abordados no curso de formação de professores que possam garantir que os futuros professorem tenham conhecimentos e competências interculturais que minimizem preconceitos e descriminações que têm gerado conflitos étnico-culturais na sociedade moçambicana. Espera-se que o estudo traga consciência aos atores envolvidos, a necessidade de reconhecimento, respeito e aceitação da diversidade cultural. Para melhor fundamentação teórica e conceptual, fez-se o levantamento da literatura e artigos que versam sobre aspectos relacionados com o tema, e um estudo empírico onde foi feita descrição das principais características do público-alvo, objecto e espaço de pesquisa. Metodologicamente utilizou-se uma abordagem mista e para a recolha de dados recorreu-se a inquéritos por questionário, entrevistas semiestruturadas e grelha de observação e análise documental. O estudo realizou-se num instituto de formação de professores localizado na província de Maputo e o público-alvo foi dividido em três grupos (o corpo diretivo, formadores e formandos). Os resultados indicam que na instituição existe diversidade cultural caracterizada por distintas manifestações socioculturais que, em alguns momentos têm culminado com o registo de conflitos como resultados de preconceitos e discriminação entre formandos de diferentes origens social, regional e cultural, mas sem influência negativa no processo de ensino e aprendizagem, pois, a liderança minimiza-os quer sensibilizando os formandos quer aplicando o regulamento interno da instituição. A liderança encara a diversidade cultural com normalidade e entusiasmo. O modelo teórico-prático é a aposta para formar os professores, dai a existência da escola anexa que serve de laboratório onde os formandos fazem suas práticas pedagógicas. No entanto, apesar de ser crucial para profissão docente na atualidade, há défice tanto de formação de professores para diversidade cultural, quanto de formação de professores líderes. | pt_PT |
dc.description.abstract | The topic of this research is "Leadership, cultural diversity and teacher training in Mozambique: the case of Teacher Training Institute, located in the province of Maputo". Although it is not easy to approach education in Mozambique due to the different stages and political regimes characterized by the colonial period, during the national liberation struggle and after national independence to the present days, we consider this research timely. To this end, we aim to understand how the institute's leadership faces cultural diversity and what contents are addressed in the teacher training course that can ensure that future teachers have intercultural knowledge and skills that could minimize prejudices and discrimination that have generated ethnic-cultural conflicts in Mozambican society. It is expected that the study will bring awareness to the actors involved, the need for recognition, respect and acceptance of cultural diversity. For a better theoretical and conceptual basis, a literature review and articles dealing with aspects related to the topic were carried out, and an empirical study describing the main characteristics of the target audience, object and research space. Methodologically, a mixed approach was used and data collection was carried out by means of questionnaires, semi-structured interviews and observation grid and documentary analysis. The study was carried out at a teacher training institute located in Maputo province and the target audience was divided into three groups (the body of directors, trainers and trainees). The results indicate that in the institution there is a cultural diversity characterized by different sociocultural manifestations that at times have culminated in the occurrence of conflicts as results of prejudices and discrimination among trainees from different social, regional and cultural backgrounds, but without negative influence on the process of teaching and learning, since the leadership minimizes them by raising awareness of the trainees and by applying the institution's internal regulations. Leadership views cultural diversity with normality and enthusiasm. The theoretical-practical model is the best way to train the teachers, hence the existence of the attached school that serves as a laboratory where the trainees do their pedagogical practices. However, although it is crucial for a teaching profession today, there is a shortage of both teacher training for cultural diversity and training of leading teachers. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Abacar, Assane - Liderança, diversidade cultural e formação docente em Moçambique [Em linha]: o caso de um Instituto de Formação de Professores localizado na província de Maputo. [S.l.]: [s.n.], [2019]. 372 p. | |
dc.identifier.tid | 101600046 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9036 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Liderança | pt_PT |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Competência intercultural | pt_PT |
dc.subject | Estudo de casos | pt_PT |
dc.subject | Moçambique | pt_PT |
dc.subject | Leadership | pt_PT |
dc.subject | Education | pt_PT |
dc.subject | Cultural diversity | pt_PT |
dc.subject | Teacher education | pt_PT |
dc.subject | Mozambique | pt_PT |
dc.title | Liderança, diversidade cultural e formação docente em Moçambique: o caso de um Instituto de Formação de Professores localizado na província de Maputo | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Liderança Educacional apresentada à Universidade Aberta | pt_PT |