Browsing by Issue Date, starting with "2019-06-24"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Deep Eutectic Solvents (DES) based on sulphur for silicon surfaces as alternative lubricantsPublication . Antunes, Mónica; Martins, Anne-Sophie; Freire, Mariana de Sá; Caetano, Fernando J. P.; Diogo, Herminio; Colaco, Rogério; Branco, Luís C.; Saramago, BenildeDeep eutectic mixtures composed of hydrogen-bond donors and hydrogen-bond acceptors, the so-called DESs, have recently being proposed as possible “green” alternatives to mineral oils and ionic liquids (ILs) in the lubrication of steel surfaces. DESs have similar physical properties to ILs but have the advantage of being cheaper and easier to prepare. In this work, new DESs containing sulphur units in their structure were prepared and tested in the lubrication of silicon surfaces which are relevant for nano/microelectromechanical systems (NEMS/MEMS). The following new DESs were prepared: dibutil-ethyl sulfonium ethylsulfate: polyethylene glycol ([S4,4,2][EtSO4]:PEG), ethyl-tetrahydrothiophenium ethylsulfate: polyethylene glycol ([C2-THT][EtSO4]:PEG, cis-1-ethyl-3methylimidazolium canforsulfonate: polyethylene glycol ([C2MIM][(S)-CSA]:PEG), and 1,3-dimethylpiridinium methyl sulfate: polyethylene glycol ([C1-3-pic][MeSO4]:PEG). Other DES, already known, were tested for comparison purposes: tetrabutylammonium bromide: tetrahydrothiophene 1,1-dioxide ([N4,4,4,4][Br]:Sulfolane), choline chloride: polyethylene glycol (ChCl:PEG), and tetrabutylammonium bromide: polyethylene glycol ([N4,4,4,4][Br]:PEG). All DESs were characterized in terms of their water content, viscosity, wettability, and tribological properties. The friction coefficients were measured in a nanotribometer using steel spheres against Si surfaces. The new DES prepared from ILs based on the sulfur-containing anions showed good tribological performance, but the best results were obtained with [C2MIM][(S)-CSA]:PEG and [C1-3-pic][MeSO4]:PEG which reduced the friction coefficients to values < 0.1, typical of excellent lubrication conditions.
- Liderança, diversidade cultural e formação docente em Moçambique: o caso de um Instituto de Formação de Professores localizado na província de MaputoPublication . Abacar, Assane; Moreira, DarlindaEsta pesquisa tem o tema “Liderança, diversidade cultural e formação docente em Moçambique: o caso de um Instituto de Formação de Professores localizada na província de Maputo”. Apesar de não ser fácil abordar a educação em Moçambique devido aos distintos estágios e regimes políticos caracterizados por período colonial, durante a luta de libertação nacional e depois da independência nacional aos nossos dias, consideramos oportuna esta pesquisa. Para tal, objectivamos compreender como é que a liderança do instituto encara a diversidade cultural e que conteúdos abordados no curso de formação de professores que possam garantir que os futuros professorem tenham conhecimentos e competências interculturais que minimizem preconceitos e descriminações que têm gerado conflitos étnico-culturais na sociedade moçambicana. Espera-se que o estudo traga consciência aos atores envolvidos, a necessidade de reconhecimento, respeito e aceitação da diversidade cultural. Para melhor fundamentação teórica e conceptual, fez-se o levantamento da literatura e artigos que versam sobre aspectos relacionados com o tema, e um estudo empírico onde foi feita descrição das principais características do público-alvo, objecto e espaço de pesquisa. Metodologicamente utilizou-se uma abordagem mista e para a recolha de dados recorreu-se a inquéritos por questionário, entrevistas semiestruturadas e grelha de observação e análise documental. O estudo realizou-se num instituto de formação de professores localizado na província de Maputo e o público-alvo foi dividido em três grupos (o corpo diretivo, formadores e formandos). Os resultados indicam que na instituição existe diversidade cultural caracterizada por distintas manifestações socioculturais que, em alguns momentos têm culminado com o registo de conflitos como resultados de preconceitos e discriminação entre formandos de diferentes origens social, regional e cultural, mas sem influência negativa no processo de ensino e aprendizagem, pois, a liderança minimiza-os quer sensibilizando os formandos quer aplicando o regulamento interno da instituição. A liderança encara a diversidade cultural com normalidade e entusiasmo. O modelo teórico-prático é a aposta para formar os professores, dai a existência da escola anexa que serve de laboratório onde os formandos fazem suas práticas pedagógicas. No entanto, apesar de ser crucial para profissão docente na atualidade, há défice tanto de formação de professores para diversidade cultural, quanto de formação de professores líderes.