Repository logo
 
Publication

Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial

dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.date.accessioned2019-12-06T11:09:40Z
dc.date.available2019-12-06T11:09:40Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO presente trabalho resulta do estudo realizado numa empresa portuguesa sobre a formação em eLearning. A partir do estudo destacamos alguns elementos de natureza pedagógica que se evidenciaram. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede e das necessidades emergentes da formação contínua de pessoas. Neste contexto, o eLearning assume-se como um elemento central para o desenvolvimento e potenciação de cenários de formação contínua nos meios empresariais. Os principais objetivos do trabalho realizado foram construir um instrumento de avaliação pedagógica para cursos em eLearning empresarial, a partir dos elementos da formação contínua online; possibilitar algumas diretrizes didático-pedagógicas de análise para cursos em eLearning empresarial. Apresentamos neste artigo algumas pistas de discussão em torno da temática do eLearning empresarial, suportados por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões que acompanharam as diversas fases do estudo, nomeadamente: a observação não participante de cursos em eLearning, a construção de um instrumento de análise de cursos de eLearning empresariais a partir do referencial pedagógico e a validação do mesmo na aplicação aos cursos observados.pt_PT
dc.description.abstractThe present study results from the study carried out in a Portuguese company about training in eLearning. From the study we have some elements of a pedagogical nature that were evidenced. This discussion is in the context of networked society and the emerging needs of continuous training. In this context, eLearning is a central element for the development of continuous training in business circles. The main objectives of the work were to construct a pedagogical evaluation tool for courses in eLearning in the company, based on the elements of continuous online training; and provide some pedagogical guidelines for the analysis of courses in business eLearning. In this article we present some ways to the discussion of eLearning business, with bibliographical references, reflections and discussions that accompanied the various phases of the study: the non-participant observation of courses in eLearning, the construction of an analysis tool for business eLearning courses from the pedagogical framework and the validation in the application to the observed courses.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBarros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Cláudia - Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial. "Revista on line de Política e Gestão Educacional" [Em linha]. ISSN 1519-9029. Vol. 21, nº 3 (set-dez 2017), p. 1517-1549pt_PT
dc.identifier.doi10.22633/rpge.v21.n3.2017.10971pt_PT
dc.identifier.issn1519-9029
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8861
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRPGE– Revista on line de Política e Gestão Educacionalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10971pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectEmpresapt_PT
dc.subjectInstrumento de avaliação pedagógicapt_PT
dc.subjectBusinesspt_PT
dc.subjectPedagogical evaluation instrumentpt_PT
dc.titleInstrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarialpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage1549pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage1517pt_PT
oaire.citation.titleRevista on line de Política e Gestão Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume21pt_PT
person.familyNameBarros
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
NEves e Melaré.pdf
Size:
772.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: