Repository logo
 
Publication

Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorBarbosa, Percia Paiva
dc.contributor.authorUrsi, Suzana
dc.date.accessioned2021-04-15T09:33:31Z
dc.date.available2021-04-15T09:33:31Z
dc.date.issued2021-03
dc.description.abstractProfessores são importantes agentes multiplicadores na sociedade. Assim, é importante aprimorar seus conhecimentos sobre as plantas para que elas sejam melhor entendidas, percebidas e conservadas. Nessa perspetiva, investigamos uma disciplina de Botânica, componente curricular de um curso a distância de formação continuada de professores. Dentre os objetivos desta pesquisa, destacam-se: identificar as principais motivações e objetivos dos educadores para a aprendizagem de Botânica; detetar quais abordagens de ensino utilizadas na disciplina foram consideradas mais motivadoras por esses profissionais; identificar quais atividades e ferramentas tecnológicas utilizadas na disciplina foram melhor avaliadas. Primeiramente, analisamos as respostas de 53 professores a um questionário online de cinco perguntas. Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com três desses professores. As principais motivações e objetivos dos docentes para a aprendizagem sobre Botânica estavam relacionados à ampliação de seus conhecimentos e de suas possibilidades pedagógicas. A observação de animações e as leituras de texto foram consideradas atividades mais atraentes, enquanto fóruns e blogs tiveram as menores pontuações. A formação docente à distância deve se aproximar das expectativas e necessidades de seu público-alvo, proporcionando aos professores maior motivação para o aprendizado em Botânica e possibilitando o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem sobre o tema.pt_PT
dc.description.abstractTeachers are important multiplying agents in society. Thus, it is important to improve their knowledge about plants in order for plants to be better understood, perceived and conserved. In this perspective, we investigated a discipline of Botany, the curricular component of a distance course for continuing teacher training. The aims of this research were: to identify the main motivations and objectives of educators for learning Botanica; to detect which teaching approaches used in the discipline were considered most motivating by these professionals; to identify which activities and technological tools used in the discipline were best evaluated. First, we analyzed the responses of 53 teachers to an online questionnaire of five questions. In a second step, interviews were conducted with three of these teachers. The main motivations and objectives of teachers for learning about Botany were related to the expansion of their knowledge and pedagogical possibilities. Watching animations and reading text were considered the most attractive activities, while forums and blogs had the lowest scores. Distance-learning teacher training should approach the expectations and needs of its target audience, providing teachers with greater motivation for learning in Botany and enabling the improvement of the teaching-learning process on the subject.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBarbosa, Percia Paiva; Ursi, Suzana - Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 1 (março 2021), p. 42-64pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/vol4iss1pp25-47pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10653
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/24166pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação docente em botânica a distânciapt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectAtividades e ferramentas preferidas na formação docente a distânciapt_PT
dc.subjectDistance training botany teacherspt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectFavorite activities and tools in distance teacher trainingpt_PT
dc.titleMotivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distânciapt_PT
dc.title.alternativeTeachers ́ motivation for learning botany: reflections about a distance teacher training coursept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
person.familyNamePaiva Barbosa
person.familyNameUrsi
person.givenNamePercia
person.givenNameSuzana
person.identifier.orcid0000-0002-0063-5730
person.identifier.orcid0000-0002-1493-2496
person.identifier.ridM-7222-2017
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2dccf8bd-9023-4bb7-ba46-95cdf7756c73
relation.isAuthorOfPublication1d00500b-e9ce-4f22-8c82-5566ddded7d0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1d00500b-e9ce-4f22-8c82-5566ddded7d0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_p. 42-64.pdf
Size:
719.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format