Repository logo
 
Publication

A inteligĂȘncia artificial leva-nos a sermos mais ambiciosos na aprendizagem

dc.contributor.authorMorgado, Leonel
dc.date.accessioned2025-11-06T09:11:00Z
dc.date.available2025-11-06T09:11:00Z
dc.date.issued2025en_US
dc.date.updated2025-11-04T20:37:33Z
dc.description.abstractA chegada da InteligĂȘncia Artificial (IA) generativa nĂŁo nos dispensa de aprender e nĂŁo nos permite continuar a ensinar da mesma forma. Obriga-nos a elevar a ambição da aprendizagem. Recordemos a polĂ©mica da calculadora nos anos 1970: ao longo de 30-40 anos, deixĂĄmos de nos focar no treino manual de algoritmos de cĂĄlculo progressivamente mais complexos, para rapidamente saltar deles para valorizar a agilidade mental, a capacidade de estimativa e o sentido crĂ­tico face a alternativas. Hoje a IA faz traz este choque Ă  generalidade das disciplinas acadĂ©micas, mas nĂŁo se trata de uma adaptação ligeira e sim de repensar os objetivos do que queremos que se aprenda (e descobrir como ensinĂĄ-lo, como acompanhar o processo e como avaliar). Nesta comunicação apresento um caminho, ancorado em no conceito dos ecossistemas cognitivos: orquestrar pessoas e IA em articulação. Levar os estudantes a almejar ambiçÔes e avaliem critĂ©rios para as atingir; definam projetos para as concretizar, ponderem alternativas, identifiquem dilemas, consequĂȘncias e limitaçÔes, apresentem evidĂȘncias. Partilho casos reais da minha atividade docente online na Universidade Aberta: (i) Programação por Objetos, recorrendo a filĂłsofos digitais de apoio; (ii) Engenharia de Software apoiada por uma assistente metacognitiva que apoia a autorregulação dos alunos; (iii) Protocolo de revisĂ”es da literatura para mestrandos e doutorandos em que a IA permite “regressar ao passado” e almejar uma compreensĂŁo dual do contexto cientĂ­fico e dos intentos pessoais de progressĂŁo do estudante enquanto investigador em formação. A metodologia ainda nĂŁo Ă© clara, o caminho Ă© nebuloso, mas partilho o entusiasmo com que o trilho. Defendo que temos urgentemente de transitar de mĂ©todos de entrega e avaliação de “produtos” para acompanhamento e orquestração de processos, valorizando a progressĂŁo e os “rastos” de evidĂȘncias. Esta transição implica a nossa transformação e reinvenção enquanto docentes, com processos novos que nos permitam atuar nas horas de trabalho que temos, nos constrangimentos da nossa condição humana e profissional.por
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.slugcv-prod-4595287
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20407
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.subjectInteligĂȘncia artificial
dc.subjectIA
dc.titleA inteligĂȘncia artificial leva-nos a sermos mais ambiciosos na aprendizagempor
dc.typeconference objecten_US
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2025
oaire.citation.conferencePlacePortugal
oaire.citation.titleiTel 2025. 4.Âș Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de LĂ­nguas (iTel2025): InteligĂȘncia artificial e aprendizagem personalizada
person.familyNameMorgado
person.givenNameLeonel
person.identifierR-000-93D
person.identifier.ciencia-id7119-981F-18A9
person.identifier.orcid0000-0001-5517-644X
person.identifier.ridF-2692-2010
person.identifier.scopus-author-id23025615500
rcaap.cv.cienciaid7119-981F-18A9 | LEONEL CASEIRO MORGADO
rcaap.rightsopenAccessen_US
relation.isAuthorOfPublication310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Abstract_Leonel.pdf
Size:
124.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: