Publication
A inteligĂȘncia artificial leva-nos a sermos mais ambiciosos na aprendizagem
| dc.contributor.author | Morgado, Leonel | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-06T09:11:00Z | |
| dc.date.available | 2025-11-06T09:11:00Z | |
| dc.date.issued | 2025 | en_US |
| dc.date.updated | 2025-11-04T20:37:33Z | |
| dc.description.abstract | A chegada da InteligĂȘncia Artificial (IA) generativa nĂŁo nos dispensa de aprender e nĂŁo nos permite continuar a ensinar da mesma forma. Obriga-nos a elevar a ambição da aprendizagem. Recordemos a polĂ©mica da calculadora nos anos 1970: ao longo de 30-40 anos, deixĂĄmos de nos focar no treino manual de algoritmos de cĂĄlculo progressivamente mais complexos, para rapidamente saltar deles para valorizar a agilidade mental, a capacidade de estimativa e o sentido crĂtico face a alternativas. Hoje a IA faz traz este choque Ă generalidade das disciplinas acadĂ©micas, mas nĂŁo se trata de uma adaptação ligeira e sim de repensar os objetivos do que queremos que se aprenda (e descobrir como ensinĂĄ-lo, como acompanhar o processo e como avaliar). Nesta comunicação apresento um caminho, ancorado em no conceito dos ecossistemas cognitivos: orquestrar pessoas e IA em articulação. Levar os estudantes a almejar ambiçÔes e avaliem critĂ©rios para as atingir; definam projetos para as concretizar, ponderem alternativas, identifiquem dilemas, consequĂȘncias e limitaçÔes, apresentem evidĂȘncias. Partilho casos reais da minha atividade docente online na Universidade Aberta: (i) Programação por Objetos, recorrendo a filĂłsofos digitais de apoio; (ii) Engenharia de Software apoiada por uma assistente metacognitiva que apoia a autorregulação dos alunos; (iii) Protocolo de revisĂ”es da literatura para mestrandos e doutorandos em que a IA permite âregressar ao passadoâ e almejar uma compreensĂŁo dual do contexto cientĂfico e dos intentos pessoais de progressĂŁo do estudante enquanto investigador em formação. A metodologia ainda nĂŁo Ă© clara, o caminho Ă© nebuloso, mas partilho o entusiasmo com que o trilho. Defendo que temos urgentemente de transitar de mĂ©todos de entrega e avaliação de âprodutosâ para acompanhamento e orquestração de processos, valorizando a progressĂŁo e os ârastosâ de evidĂȘncias. Esta transição implica a nossa transformação e reinvenção enquanto docentes, com processos novos que nos permitam atuar nas horas de trabalho que temos, nos constrangimentos da nossa condição humana e profissional. | por |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
| dc.identifier.slug | cv-prod-4595287 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/20407 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | yes | |
| dc.subject | InteligĂȘncia artificial | |
| dc.subject | IA | |
| dc.title | A inteligĂȘncia artificial leva-nos a sermos mais ambiciosos na aprendizagem | por |
| dc.type | conference object | en_US |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferenceDate | 2025 | |
| oaire.citation.conferencePlace | Portugal | |
| oaire.citation.title | iTel 2025. 4.Âș Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de LĂnguas (iTel2025): InteligĂȘncia artificial e aprendizagem personalizada | |
| person.familyName | Morgado | |
| person.givenName | Leonel | |
| person.identifier | R-000-93D | |
| person.identifier.ciencia-id | 7119-981F-18A9 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-5517-644X | |
| person.identifier.rid | F-2692-2010 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 23025615500 | |
| rcaap.cv.cienciaid | 7119-981F-18A9 | LEONEL CASEIRO MORGADO | |
| rcaap.rights | openAccess | en_US |
| relation.isAuthorOfPublication | 310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910 |
