Repository logo
 
Publication

O “Clube da Wikipédia” como ecossistema de desenvolvimento digital com a biblioteca escolar: estudo de caso no ensino básico no distrito de Setúbal

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.advisorPestana, Filomena
dc.contributor.authorBatista, Ana Luzia Marques Guerreiro Bota
dc.date.accessioned2025-02-12T11:38:36Z
dc.date.available2025-02-12T11:38:36Z
dc.date.issued2025-01-21
dc.date.submitted2025-02-12
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, apresentada à Universidade Aberta
dc.description.abstractNestes últimos anos, a sociedade e a educação foram confrontadas com significativas mudanças tecnológicas que exigem a adaptabilidade dos indivíduos, sobretudo no modo como adquirem o conhecimento, o partilham e o divulgam. Portanto, a escola, incluindo a biblioteca escolar, é chamada a preparar os alunos para a inovação com as tecnologias de informação e de comunicação, por exemplo, através do desenvolvimento das literacias informacional e digital, entre outras. É nesta dinâmica que a Wikipédia nos surge como recurso e como estratégia de trabalho para o desenvolvimento de competências, inspirando a criação de um clube escolar, o “Clube da Wikipédia”. Pretende-se, assim, por via de um estudo de caso múltiplo, implementado em dois estabelecimentos em Portugal Continental, perspetivar possibilidades de integração curricular da Wikipédia no ensino básico público, designadamente no âmbito do referido clube, em articulação com a disciplina de História, e averiguar se há constrangimentos no desenvolvimento das literacias digitais e informacionais em alunos daquele nível de escolaridade. Metodologicamente, o estudo assenta no paradigma pragmático, porquanto a ação é o foco central da investigação. Os instrumentos de recolha de dados compreendem grelhas de observação focada e fichas de acolhimento, de aferimento e de autoavaliação. Os resultados, obtidos a partir da análise qualitativa e quantitativa dos dados, permitem-nos constatar que o “Clube da Wikipédia” teve impacto nos alunos que nele participaram, especificamente no desenvolvimento das suas competências, em particular no âmbito da literacia da informação e literacia digital, pelo que se sugere alargá-lo a outras áreas disciplinares e a mais alunos.por
dc.description.abstractIn recent years, society and education have been confronted with significant technological changes that require individuals to adapt, particularly in the way they acquire, share, and disseminate knowledge. Therefore, schools, including school libraries, are called upon to prepare students for innovation with information and communication technologies, for example, through the development of information and digital literacies, among others. In this contextual dynamic, Wikipedia emerges as both a resource and a strategy for developing skills, inspiring the creation of a school club, the "Wikipedia Club". Thus, through a multiple case study implemented in two schools in mainland Portugal, the aim is to explore possibilities for integrating Wikipedia in the public basic education curriculum, specifically within the framework of that school club, aligned with the subject of History, and to examine if there are constraints in the development of digital and informational literacies among students at that educational level. Methodologically, the study is based on the pragmatic paradigm, as action is the central focus of the research. Data collection instruments include focused observation grids and welcome, assessment, and self-evaluation forms. The results, obtained from the qualitative and quantitative analysis of the data, indicate that the "Wikipedia School Club" had an impact on the participating pupils, specifically in the development of their competencies, particularly in the areas of information literacy and digital literacy. Therefore, it is suggested to expand the club to other subject areas and to more pupils.eng
dc.description.abstractpor
dc.description.sponsorshipA investigação realizada no âmbito desta Dissertação está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19537
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectWikipédia
dc.subjectEducação aberta
dc.subjectCapacitação digital de alunos
dc.subjectMultiliteracias
dc.subjectTecnologias de informação e comunicação
dc.subjectEnsino básico público português
dc.subjectOpen education
dc.subjectDigital empowerment of students
dc.subjectMultiliteracies
dc.subjectInformation and communication technologies
dc.subjectPortuguese public basic education
dc.titleO “Clube da Wikipédia” como ecossistema de desenvolvimento digital com a biblioteca escolar: estudo de caso no ensino básico no distrito de Setúbalpor
dc.title.alternativeThe “Wikipedia School Club” as an ecosystem for digital development with the school library: a case study in Portuguese basic education in the Setúbal districteng
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão da Informação em Bibliotecas Escolares

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMGIBE_AnaLuziaBatista.pdf
Size:
4.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: