Repository logo
 
Publication

As bibliotecas escolares na região de Setúbal: perceções de alunos sobre o seu impacto na aprendizagem

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorNascimento, Allan Gabbay do
dc.contributor.authorBastos, Glória
dc.date.accessioned2023-07-11T14:08:42Z
dc.date.available2024-01-01T01:30:23Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionAtas do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal, realizado em Lisboa, de 25-27 de janeiro de 2023pt_PT
dc.description.abstractNo contexto português, a biblioteca escolar constitui um espaço pedagógico que tem vindo a assumir uma importância crescente no trabalho que a escola desenvolve. Partindo dessa premissa, no estudo realizado analisou-se as perceções dos alunos em relação ao papel da biblioteca escolar nas aprendizagens, em particular na área da leitura. Os dados analisados foram recolhidos no âmbito da aplicação do modelo de avaliação das bibliotecas, pela Rede de Bibliotecas Escolares, em anos distintos: 2015, 2017 e 2019. Foram examinadas e confrontadas, através de uma estatística descritiva, as respostas dadas por alunos de escolas do distrito de Setúbal. Verificou-se que são os alunos do 1.º ciclo que revelam uma perspetiva mais positiva sobre o papel da biblioteca escolar nas suas aprendizagens, em especial na área da leitura. No que respeita ao desenvolvimento das literacias da informação e dos média, os alunos dos restantes ciclos de escolaridade demonstram uma visão mais positiva. Concluiu-se também que ao longo dos 3 ciclos de avaliação analisados não se verificaram alterações significativas na forma como os alunos avaliam o contributo da biblioteca escolar para o sucesso das suas aprendizagens.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNascimento, Allan & Bastos, Glória (2023). As bibliotecas escolares na região de Setúbal: perceções de alunos sobre o seu impacto na aprendizagem. In Cavaco, C., Costa, F., Marques, J., Viana, J., Marreiros, R., Faria, A.R. & Dorotea, N. Espaços Educativos – Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens. Atas do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14352
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAFIRSE Portugal / Instituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.subjectBiblioteca escolarpt_PT
dc.subjectAvaliação das bibliotecas escolarespt_PT
dc.subjectAprendizagenspt_PT
dc.titleAs bibliotecas escolares na região de Setúbal: perceções de alunos sobre o seu impacto na aprendizagempt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleAtas do XXX Colóquio da AFIRSE Portugalpt_PT
person.familyNameBastos
person.givenNameGlória
person.identifier.ciencia-id7A18-34B1-BF8D
person.identifier.orcid0000-0002-1432-225X
person.identifier.scopus-author-id57073135900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Allan&Gloria.pdf
Size:
210.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: