Repository logo
 
Publication

Educação a distância no ensino superior em contexto de reclusão enquanto política de formação humana em Portugal

dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorMachado, Ana
dc.contributor.authorTrindade, Sara Dias
dc.date.accessioned2023-02-09T14:11:53Z
dc.date.available2023-02-09T14:11:53Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO Ensino Superior em Portugal tem passado por grandes transformações devido aos avanços das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e às alterações decorrentes do Processo de Bolonha, que prevê a criação de condições para que todos tenham acesso à aprendizagem, independentemente de fatores de exclusão social, como a reclusão. O presente artigo tem, pois, por objetivo conhecer as perceções de quinze sujeitos (estudantes e técnicos superiores de reeducação) relativamente à qualidade dos processos pedagógicos na modalidade de Educação a Distância numa prisão portuguesa. Situando-se num quadro de um paradigma não positivista é um estudo que coloca a ênfase na perceção dos sujeitos, recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo. Os resultados, obtidos através de entrevistas, revelam a existência de imensas fragilidades e limitações no processo educativo, no que diz respeito à sua organização, avaliação, recursos disponíveis e disponibilidade horária. Concluiu-se que é fundamental criar melhores condições de frequência nesta modalidade nas prisões, porque esta formação superior, pode constituir-se como uma oportunidade de qualificação profissional e de desenvolvimento pessoal, aumentando as suas perspetivas de sucesso no futuro.pt_PT
dc.description.abstractHigher Education in Portugal has undergone massive changes due to information and communication technologies (ICT) advancements and changes resulting from the Bologna Process, by which learning should be accessible for all regardless of social exclusion reasons, such as imprisonment. The aim of this paper is to understand the viewpoints of fifteen respondents (students and senior rehabilitation technicians) concerning the quality of pedagogical processes in Distance Learning in a Portuguese prison. This study occurs in a context of a non-positivist paradigm, placing the emphasis on the perception of individuals through a qualitative methodology. The results obtained from interviews show that the education process has many weaknesses and limitations, with respect to its organization, evaluation, resources available and hourly availability. The conclusion is that it is essential to provide better conditions for prisoners to receive this type of education, as it can be an opportunity for obtaining professional qualification and for personal development, thus increasing their prospects of success in the future.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMOREIRA, J. António, MACHADO, Ana, & DIAS-TRINDADE, Sara (2018). Educação a distância no ensino superior em contexto de reclusão enquanto política de formação humana em Portugal. Education Policy Analysis Archives, vol. 26, n.º 118, jan-abril, 2018, 1-22pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3689pt_PT
dc.identifier.issn1068-2341
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13347
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://epaa.asu.edu/ojs/article/view/3689pt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectInclusão digitalpt_PT
dc.subjectPresídiospt_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectLifelong learningpt_PT
dc.subjectPrisonspt_PT
dc.subjectTeaching and learningpt_PT
dc.subjectDigital inclusionpt_PT
dc.titleEducação a distância no ensino superior em contexto de reclusão enquanto política de formação humana em Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEUApt_PT
oaire.citation.endPage22pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleEducation Policy Analysis Archivespt_PT
person.familyNameMoreira
person.familyNameMachado
person.familyNameTrindade
person.givenNameJ. António
person.givenNameAna
person.givenNameSara Dias
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.ciencia-idB913-7EB7-957F
person.identifier.ciencia-idC714-2907-EDFF
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0000-0003-3175-1379
person.identifier.orcid0000-0002-5927-3957
person.identifier.scopus-author-id57204851428
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublicationeca1c963-16a2-4844-961f-ddaa71870acf
relation.isAuthorOfPublication6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
47.ArtigoPublicado_aape_epaa_set18.pdf
Size:
699.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: