Repository logo
 
Publication

O uso do escape room educativo para a aprendizagem de português: uma experiência pedagógica com uma turma do 2.º CEB

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.authorGraça, Vânia
dc.date.accessioned2024-09-17T11:34:00Z
dc.date.available2024-09-17T11:34:00Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractÉ uma realidade incontornável que as formas de aprender a aprender alteraram-se profundamente e o professor deve acompanhar essas transformações. Este artigo surge no âmbito do desenvolvimento de uma prática educativa da autora aquando da lecionação de uma aula de Português, no qual foi utilizada a metodologia ativa da Gamificação, numa abordagem de Escape Room Educativo (ERE), com recurso à plataforma digital Genially, em que os alunos tiveram a oportunidade de ter um papel ativo na construção da sua aprendizagem. Trata-se de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de um agrupamento de escolas do concelho do Porto. Neste sentido, após a sua implementação procedeu-se à aplicação de um questionário na aplicação digital Mentimeter para compreender o impacto e perceções dos alunos sobre o uso desta abordagem pedagógica para a aprendizagem de conteúdos gramaticais da disciplina de Português. Para a análise dos dados qualitativos utilizou as técnicas de análise de conteúdo e para os dados quantitativos a estatística descritiva. Os resultados permitem averiguar que o uso do ERE não apenas desafia os participantes cognitivamente, mas também envolve e desenvolve aspetos socioemocionais que os preparam para os desafios complexos que os rodeiam.pt_PT
dc.description.abstractIt is an unavoidable reality that the ways of learning how to learn have changed profoundly and the teacher must keep up with these transformations. This article arises from the development of an educational practice by the author when teaching a Portuguese class, in which the active methodology of Gamification was used, in an Educational Escape Room (ERE) approach, using the Genially digital platform, in which students had the opportunity to play an active role in the construction of their learning. The students were from the 2nd Cycle of Basic Education (CEB) of a group of schools in the municipality of Porto. Following its implementation, a questionnaire was applied to the Mentimeter digital application to understand the impact and students' perceptions of using this pedagogical approach to learn grammar content in Portuguese. The qualitative data was analyzed using content analysis techniques and the quantitative data was analyzed using descriptive statistics. The results show that the use of ERE not only challenges participants cognitively, but also involves and develops socio-emotional aspects that prepare them for the complex challenges that surround thempt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGraça, Vânia - O uso do escape room educativo para a aprendizagem de português: uma experiência pedagógica com uma turma do 2.º CEB. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 7, nº 2 (julho-dez. 2024)pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/redvol7iss2e202422pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16573
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@Dpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/36859pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEscape Room Educativopt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectGeniallypt_PT
dc.subjectPortuguêspt_PT
dc.subject2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB)pt_PT
dc.subjectEscape Room Educationalpt_PT
dc.subjectGamificationpt_PT
dc.subjectPortuguesept_PT
dc.subject2nd grade CEBpt_PT
dc.titleO uso do escape room educativo para a aprendizagem de português: uma experiência pedagógica com uma turma do 2.º CEBpt_PT
dc.title.alternativeThe use of an educational escape room for learning Portuguese: a pedagogical experience with a 2nd grade classpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRE@D – Revista de Educação a Distância e eLearningpt_PT
person.familyNameDias Graça
person.givenNameVânia Gabriela
person.identifier.ciencia-id471C-80B5-4DB0
person.identifier.orcid0000-0002-7000-7211
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication15127b85-1fd0-4c8a-98b6-5daf8bb444ab
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery15127b85-1fd0-4c8a-98b6-5daf8bb444ab

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
36859-Texto do Trabalho-168122-1-10-20240909.pdf
Size:
721.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: