Repository logo
 
Publication

Ensinando e aprendendo química em um metaverso Minecraft: formação de professores

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.authorFelix, Arnold de Almeida
dc.contributor.authorSilva, Monique Gabriella Angelo da
dc.contributor.authorPimentel, Fernando Silvio Cavalcante
dc.date.accessioned2025-02-10T18:32:52Z
dc.date.available2025-02-10T18:32:52Z
dc.date.issued2024-08
dc.description.abstractO presente trabalho buscou através de uma formação continuada, sensibilizar os professores de Química a integrar o Minecraft Education como possibilidade pedagógica ou alternativa para as aulas de Química, por meio de uma pesquisa de modalidade qualitativa. Tendo sido realizada uma revisão sistemática de literatura foi identificado que o Minecraft está inteiramente ligado a vida de grande parte da população infanto-juvanil. A partir desse fato foi identificado a oportunidade de usufruir desse engajamento com esse público. No entanto, foi percebida também a necessidade da formação dos docentes para que os mesmos possam realizar a incorporação do Minecraft, pois é preciso que os professores entendam como o mesmo funciona para uma metodologia eficaz. Para isso, foi desenvolvido e aplicado um minicurso de formação para professores da educação básica, buscando assim identificar a eficácia do metaverso na formação docente.por
dc.description.abstracthis study sought to raise awareness among Chemistry teachers about the need to integrate Minecraft Education as a pedagogical possibility or alternative for Chemistry classes through ongoing training, using qualitative research. A systematic literature review identified that Minecraft is entirely linked to the lives of a large part of the child and youth population. From this fact, the opportunity to take advantage of this engagement with this audience was identified. However, the need to train teachers was also perceived so that they can incorporate Minecraft, as teachers need to understand how it works for an effective methodology. To this end, a short training course for basic education teachers was developed and implemented, thus seeking to identify the effectiveness of the metaverse in teacher training.eng
dc.identifier.doi10.34627/redvol7iss2e202432
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19507
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@D
dc.relation.hasversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/36767
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectLaboratório virtual de química
dc.subjectMinecraft metaverso
dc.subjectFormação docente
dc.subjectVirtual chemistry lab
dc.subjectTeacher training
dc.titleEnsinando e aprendendo química em um metaverso Minecraft: formação de professorespor
dc.titleTeaching and learning chemistry in a Minecraft metaverse: teacher trainingeng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue2
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning
oaire.citation.volume7
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
36767-Texto do Trabalho-177267-1-10-20241210.pdf
Size:
1.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: