Repository logo
 
Publication

Reflexões sobre a educação do futuro em contexto onlife

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorNunes, Jéssica Maria Gregory
dc.contributor.authorBassani, Patrícia Scherer
dc.date.accessioned2025-02-17T10:55:36Z
dc.date.available2025-02-17T10:55:36Z
dc.date.issued2024-12-31
dc.description.abstractO artigo tem por objetivo refletir sobre a educação do futuro, buscando articular as ideias apresentadas no relatório da UNESCO -―Reimaginar o futuro juntos‖ -e estudos sobre educação em contexto OnLIFE. A UNESCO aborda a necessidade de adaptar a educação às mudanças tecnológicas e sociais do século XXI, propondo um novo contrato social para promover justiça e inclusão global. O conceito de educação OnLIFE, por sua vez, destaca a importância de integrar experiências de aprendizagem on-line e off-line, desenvolvendo habilidades digitais críticas e entendendo os impactos éticos e sociais das tecnologias. O estudo, de natureza qualitativa, se organiza a partir de uma revisão narrativa. Resultados apontam para a necessidade de uma educação transformadora e ética, que prepare os indivíduos para a era digitale contribua para um futuro mais sustentável e justo. Ressaltam a educação como ferramenta crucial para justiça social, econômica e ambiental, e para a construção de um mundo mais humano e pacífico.por
dc.description.abstractThe article aims to reflect on the education of the future, seeking to articulate the ideas presented in the UNESCO report -―Reimagining the future together‖ -and studies on education in the OnLIFE context. UNESCO addresses the need to adapt education to the technological and social changes of the 21st century, proposing a new social contract to promote global justice and inclusion. The concept of OnLIFE education, in turn, highlights the importance ofintegrating online and offline learning experiences, developing critical digital skills and understanding the ethical and social impacts of technologies. The study, of a qualitative nature, is organized based on a narrative review. Results point to the need for transformative and ethical education, which prepares individuals for the digital age and contributes to a more sustainable and fair future. They highlight education as a crucial tool for social, economic and environmental justice, and for building amore humane and peaceful world.eng
dc.identifier.citationNunes, J. M. G., & Bassani, P. S. (2024). REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DO FUTURO EM CONTEXTO ONLIFE. Video Journal of Social and Human Research, 3(2), 1–9. Recuperado de https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/61
dc.identifier.doi10.18817/vjshr.v3i2.61
dc.identifier.issn2795-5745
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19552
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão
dc.relation.hasversionhttps://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/61
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectTecnologia educacional
dc.subjectEducação digital cidadã
dc.subjectEducação Onlife
dc.subjectEducational technology
dc.subjectDigital citizen education
dc.subjectOnlife education
dc.titleReflexões sobre a educação do futuro em contexto onlifepor
dc.title.alternativeReflections on the education of the future in an onlife contexteng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue2
oaire.citation.titleVideo Journal of Social and Human Research
oaire.citation.volume3
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo_REFLEXÕES_SOBRE_EDUCAÇÃO_FUTURO_CONTEXTO_ONLIFE.pdf
Size:
497.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: