Publication
Tecnologias na Web 2.0 : o empoderamento na educação aberta
| dc.contributor.author | Santarosa, Lucila Maria Costi | |
| dc.contributor.author | Conforto, Debora | |
| dc.contributor.author | Schneider, Fernanda Chagas | |
| dc.date.accessioned | 2014-04-14T13:52:39Z | |
| dc.date.available | 2014-04-14T13:52:39Z | |
| dc.date.issued | 2013-12 | |
| dc.description.abstract | Esse artigo problematiza a utilização de recursos educacionais abertos, na perspectiva da web 2.0, como tecnologias impulsionadoras de movimentos educativos formais e não formais. Por meio de experiências na formação de educadores em cursos de pós-graduação, discutimos o conceito de empoderamento e os princípios que estruturam a Educação Aberta, para referendar a importância de aproximar sujeitos em processo de formação de sistemas Web abertos instituindo e ampliando os tempos-espaços da aprendizagem não formal, efetivos movimentos que promovem a equidade sociocultural, política e econômica. | por |
| dc.description.abstract | This article proposes the use of open educational resources, on the perspective of Web 2.0, as technologies that propel of formal and non-formal educational movements. Through the experiences related to the teacher formation in post-graduation courses, we discuss the concept of empowerment and the principals that structure Open Education. To emphasize the importance of allowing the individuals to get closer during the Open Web System formation process, we want to establish and expand the notions of time/space of formal and non-formal learning, characterizing them as effective movements to promote socio-cultural, political and economic equity. | por |
| dc.description.sponsorship | Universidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD | por |
| dc.identifier.citation | Santarosa, Lucila Maria Costi; Conforto, Debora; Schneider, Fernanda Chagas - Tecnologias na Web 2.0 [Em linha]: o empoderamento na educação aberta. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-18 | por |
| dc.identifier.isbn | 978-972-674-738-3 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3071 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade Aberta | por |
| dc.publisher | LE@D | |
| dc.subject | Tecnologias digitais | por |
| dc.subject | Web 2.0 | por |
| dc.subject | Empoderamento | por |
| dc.subject | Educação aberta | por |
| dc.subject | Recursos educacionais abertos | por |
| dc.subject | Digital technologies | por |
| dc.subject | Empower | por |
| dc.subject | Open education | por |
| dc.subject | Open educational resources | por |
| dc.subject | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | |
| dc.title | Tecnologias na Web 2.0 : o empoderamento na educação aberta | por |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
| oaire.citation.endPage | 18 | por |
| oaire.citation.startPage | 1 | por |
| oaire.citation.title | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | conferenceObject | por |
