Repository logo
 
Publication

Supervisão pedagógica e autoavaliação de escolas: um estudo a partir dos documentos estruturantes de uma escola secundária e de um agrupamento de escolas

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorHenriques, Susana
dc.contributor.authorBraçais, Paula Cristina
dc.date.accessioned2020-09-16T14:01:24Z
dc.date.issued2020-07-27
dc.date.submitted2020-09-16
dc.description.abstractO presente trabalho integra-se no Projeto "Observatório Virtual sobre Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas" e vai centrar-se numa Escola Secundária (ES) situada na zona de Lisboa e Vale do Tejo e num Agrupamento de Escolas (AG) situado na zona Centro do país. Com este trabalho pretende identificar-se os modelos de supervisão nas escolas em análise. O estudo seguiu uma metodologia de natureza qualitativa, fazendo recurso da análise documental como técnica de recolha de informação e da análise de conteúdo como técnica de análise de dados. A análise incidiu sobre um corpus de documentos estruturantes do Agrupamento de Escolas e da Escola Secundária em estudo. Nomeadamente, Projeto Educativo, Regulamento Interno, Relatório de Autoavaliação, Contrato de Autonomia e Plano de Ação Estratégico. Os resultados evidenciam uma fraca presença da formação contínua em supervisão, sendo possível identificar algumas referências a perspetivas e práticas supervisivas nos documentos analisados de ambas as escolas em estudo. Evidenciam ainda a importância da supervisão no desenvolvimento da organização escolar que, ao ser conjugada com dispositivos de reflexão interna e de autoavaliação, não só incentiva ao aperfeiçoamento dos planos de melhoria, como encaminha as Escolas para a melhoria contínua da qualidade do seu serviço educativopt_PT
dc.description.abstractThis work is part of the "Virtual Observatory on Pedagogical Supervision and School SelfAssessment" project and will focus on a secondary school (ES) located in an area of Lisbon and the Tagus Valley and a Grouping of Schools (AG) located in the central area of the country. With this work we intend to identify the models and practices of supervision in the schools under analysis. The study followed a qualitative methodology, making use of documental analysis as a technique for collecting information and content analysis as a data analysis technique. The analysis focused on a corpus of structural documents of the School Grouping and the Secondary School under study. Namely, Educational Project, Internal Rules, Self-assessment Report, Autonomy Contract and Strategic Action Plan. The results show a weak presence of continuing training in supervision, and it is possible to identify perspectives and supervisory practices in the documents analyzed from both schools under analysis. They also highlight the importance of supervision in the development of the school organization, which, when used in conjunction with devices for internal reflection and self-assessment, not only encourages the improvement of improvement plans, but also guides schools towards the continuous improvement of the quality of their educational service.pt_PT
dc.identifier.citationBraçais, Paula Cristina - Supervisão pedagógica e autoavaliação de escolas [Em linha]: um estudo a partir dos documentos estruturantes de uma escola secundária e de um agrupamento de escolas. [S.l.]: [s.n.], 2019. 169 p.
dc.identifier.tid202521753
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10009
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectAutoavaliaçãopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectMelhoria contínuapt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.subjectAgrupamento de escolaspt_PT
dc.subjectPedagogical supervisionpt_PT
dc.subjectSelf-evaluation of schoolspt_PT
dc.subjectContinuous improvement of schoolspt_PT
dc.subjectProfessional development of teacherspt_PT
dc.titleSupervisão pedagógica e autoavaliação de escolas: um estudo a partir dos documentos estruturantes de uma escola secundária e de um agrupamento de escolaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMSP_PaulaBracais.pdf
Size:
1008.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format