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- Administração de tráfego telefônico: utilização de método numérico e simulação para estimar congestionamento e demanda de tráfego em sistemas de perda (loss systems)Publication . Sampaio, Paulo Celso; Nunes, Catarina S.Este trabalho tem como objetivo geral propor um modelo probabilístico que possibilite estimativas sobre congestionamento e demanda de tráfego telefônico e está dividido em duas partes. Na primeira parte, uma abordagem exploratória, é apresentado um método numérico e dois métodos de simulação: simulação estática (Monte Carlo) e simulação dinâmica (eventos discretos), para calcular congestionamento em um determinado período de observação, utilizando apenas dois dados de entrada: o tempo total de ocupação e a quantidade de meios disponíveis para escoamento de chamadas, através da Fórmula B de Erlang para sistemas de perda, que tem origem no processo estocástico de nascimento e morte “número de meios ocupados em determinado instante”. Os resultados de congestionamento obtidos por método numérico e simulação se apresentaram bastante próximos. Além da medida de congestionamento, são apresentadas outras medidas de tráfego que vão compor uma grade mínima de indicadores operacionais para a gestão do tráfego telefônico. Na segunda parte, de natureza confirmatória, são feitos testes de aderência sobre o processo de chegadas e sobre a distribuição do tempo de ocupação dos meios, que são dois pressupostos básicos de um sistema de perda (loss system) o qual consiste em um modelo de fila markoviano onde não há espera, ou seja, quando todos os meios estão ocupados uma nova tentativa é perdida. Nos testes de aderência, sobretudo com respeito ao processo de chegadas, não houve rejeição da hipótese inicial 𝐻0: “as chegadas / unidade de tempo tem distribuição de Poisson”. Já com respeito à distribuição dos tempos de ocupação, não foi observada uma aderência forte à distribuição Exponencial em pesquisas de rotas onde escoam chamadas de naturezas distintas, tais como as rotas de tráfego interurbano (de longa distância) onde trafegam chamadas interurbanas de fixo para fixo, sempre de maior duração, misturadas com chamadas que têm um telefone celular em uma das pontas, sendo estas em geral de menor duração
- Supervisão pedagógica e autoavaliação de escolas: um estudo a partir dos documentos estruturantes de uma escola secundária e de um agrupamento de escolasPublication . Braçais, Paula Cristina; Henriques, SusanaO presente trabalho integra-se no Projeto "Observatório Virtual sobre Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas" e vai centrar-se numa Escola Secundária (ES) situada na zona de Lisboa e Vale do Tejo e num Agrupamento de Escolas (AG) situado na zona Centro do país. Com este trabalho pretende identificar-se os modelos de supervisão nas escolas em análise. O estudo seguiu uma metodologia de natureza qualitativa, fazendo recurso da análise documental como técnica de recolha de informação e da análise de conteúdo como técnica de análise de dados. A análise incidiu sobre um corpus de documentos estruturantes do Agrupamento de Escolas e da Escola Secundária em estudo. Nomeadamente, Projeto Educativo, Regulamento Interno, Relatório de Autoavaliação, Contrato de Autonomia e Plano de Ação Estratégico. Os resultados evidenciam uma fraca presença da formação contínua em supervisão, sendo possível identificar algumas referências a perspetivas e práticas supervisivas nos documentos analisados de ambas as escolas em estudo. Evidenciam ainda a importância da supervisão no desenvolvimento da organização escolar que, ao ser conjugada com dispositivos de reflexão interna e de autoavaliação, não só incentiva ao aperfeiçoamento dos planos de melhoria, como encaminha as Escolas para a melhoria contínua da qualidade do seu serviço educativo