Repository logo
 
Publication

As TIC na Escola Pública Portuguesa e a sua relação com as lideranças

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.advisorGaspar, Ivone
dc.contributor.authorSantos, José Rui
dc.date.accessioned2018-11-28T16:01:33Z
dc.date.available2018-11-28T16:01:33Z
dc.date.issued2018-10-04
dc.date.submitted2018-11-28
dc.description.abstractHoje vive-se numa sociedade globalizada, sedenta de conhecimento, em que o imediatismo da informação é, cada vez mais, uma necessidade tornada realidade até nos locais mais recônditos do planeta. Ao homem são exigidas novas competências, novas literacias que lhe permitam manter-se profissionalmente ativo, socialmente incluído e independente ao longo da vida. É à escola que, em primeira instância, compete fornecer as ferramentas que permitam, a quem a procura, desbravar caminho para a aquisição dessas competências e literacias. E a escola tem disso consciência. Neste primeiro quartel do século XXI, já não se questiona apenas a entrada das tecnologias da informação e comunicação na escola, mas, sobretudo, como deve a escola fazer a sua apropriação. E, é neste domínio que as lideranças da escola assumem um papel especialmente preponderante porquanto é na e da forma como lidam com as tecnologias, a importância que lhes atribuem e o impulso e orientação que dão à sua utilização, que depende o modo como a escola delas se apropria e as usa com vista não só a delas tirar o melhor partido, como, também, para chamar, e cativar, uma clientela com interesses cada vez mais díspares dos dela e que nela permanece apenas por imposição legal. É das relações entre as tecnologias da informação e comunicação e a escola pública através da análise do uso que delas fazem e do partido que delas tiram diretores e coordenadores de departamento que se fala nesta tese.pt_PT
dc.description.abstractNowadays, we live in a global society, eager for knowledge, where the immediate access to information is more and more a need that came true even in the most remote places on Earth. In order to remain professionally active, socially included and independent throughout life Man needs new skills. It is the role of the school at the very early beginning to provide the tools required to explore the way towards the acquisition of those skills and literacies. School is aware of that role. In this first quarter of the 21st century, we no longer question the information and communication technology at school. The question becomes mainly how the school should acquire them. It is in this domain that leadership in a school acquires a specially important role since the way it deals with technologies, the importance it attaches to them, the impulse and orientation given to their use, will affect the way school acquires and uses them not only to make the best of ICT but also to draw, and captivate, people which interests are further away from its own and that only remain due to law imposition. This thesis deals with the relationship between information and communication technology and the public school by analyzing the use people make of ICT and the advantages that headmasters and heads of the departments take out of them.pt_PT
dc.identifier.citationSantos, José Rui - As TIC na Escola Pública Portuguesa e a sua relação com as lideranças [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2018. 356 p.
dc.identifier.tid101429460pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7739
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectEnsino públicopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectDiretorespt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectCoordenaçãopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectDirectorpt_PT
dc.subjectHeads of departmentspt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectICT
dc.titleAs TIC na Escola Pública Portuguesa e a sua relação com as liderançaspt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameSantos
person.givenNameJosé Rui
person.identifierV-8556-2018
person.identifier.ciencia-idD21A-97C9-C219
person.identifier.orcid0000-0001-7571-7012
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicationaa325cf1-8072-4230-a0ae-ed6025d87f66
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaa325cf1-8072-4230-a0ae-ed6025d87f66
thesis.degree.nameTese de Doutoramento em Educação na especialidade de Liderança Educacional apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TD_JoseSantos.pdf
Size:
5.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: